Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Subsídio LIÇÃO Nº 12 – A MORDOMIA DO CUIDADO COM A TERRA




A doutrina da mordomia nas Escrituras ensina-nos que o homem foi constituído como administrador da criação na Terra e, portanto, o cuidado com a Terra está entre as suas principais tarefas recebidas de Deus.

INTRODUÇÃO

- Como temos visto ao longo das duas primeiras lições deste trimestre, a doutrina da mordomia mostra-nos que há um Deus, que é Senhor de todas as coisas e que o homem é o Seu servo constituído para dominar sobre as coisas criadas na Terra, Seu mordomo, Seu administrador.

- Sendo assim, é tarefa das mais importantes do homem o cuidado para com toda a criação na Terra, é sua responsabilidade a manutenção do que foi criado, a conservação de tudo aquilo que foi feito por Deus. É aí que se insere o dever humano de respeito à natureza, algo que, lamentavelmente, tem sido deixado de lado pelas civilizações

I - A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

- Ao anunciar a criação do homem, Deus disse que o homem dominaria sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre o gado, sobre toda a terra e sobre todo o réptil que se movia sobre a terra (Gn.1:26), numa clara declaração de que o homem seria a principal criatura que existiria sobre a face da Terra. Esta circunstância está plenamente comprovada pela ciência, pois, em virtude de sua inteligência, o homem é o único dos seres vivos que tem condições de alterar as condições naturais, de adaptar-se a elas, conseguindo, assim, sobreviver apesar de todas as adversidades.

- Esta característica do homem, esta dádiva divina de domínio sobre a criação terrena, explica porque pode o homem tanto conviver próximo aos polos (como ocorre seja próximo ao Polo Norte, com os esquimós; seja no Polo Sul, com os pesquisadores científicos de vários países na Antártica), como nas selvas tropicais e equatoriais (como a Floresta Amazônica ou as florestas africanas); vive tanto em regiões de abundante vida, como as já mencionadas selvas, como em regiões de vida rara, como os desertos e as regiões mais altas do planeta.

- O homem, ademais, é um ser onívoro, ou seja, come de tudo, tanto vegetais quanto animais, o que favorece, e muito, a sua adaptação às condições mais diversas possíveis de sobrevivência. Por ser racional, pensa e, com seu pensamento, consegue elaborar planos e perceber as condições à sua volta, fazendo com que os fatores existentes possam ser postos em situação que facilite a sua existência. Assim, por exemplo, é capaz de canalizar e irrigar terrenos, trazendo água de longe, de forma a impedir que a ausência da água num
determinado local represente a impossibilidade de sobrevivência, como também cria mecanismos de conservação de alimentos para que, na época da escassez, tenha do que se alimentar.

- Numa clara demonstração de que foi ao homem que Deus deu o domínio de todas as coisas criadas na Terra, permitiu o Senhor que Adão desse nome a todas as criaturas, um gesto de grande significado simbólico, que teve o objetivo de conscientização do homem de que era ele a "coroa da criação terrena"


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.