Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Subsídio Lição 13 - Seja um mordomo fiel




INTRODUÇÃO

- Ao término do estudo da doutrina da mordomia cristã, falaremos sobre a fidelidade como elemento essencial ao seu exercício.

- O mordomo só bem exerce sua função se for fiel.

I – O HOMEM, MORDOMO DE DEUS NA FACE DA TERRA
- Ao término do estudo da doutrina da mordomia cristã, falaremos sobre a fidelidade como elemento essencial ao seu exercício.

- “Mordomo”, como já vimos, é a palavra latina “majordomu” significa “o maior na casa”, ou seja, o servo principal, aquele que tem a administração de tudo na casa, aquele que deve responder perante o senhor.

- Ora, tal é a precisa posição do homem na ordem estabelecida por Deus quando da criação, pois o homem foi criado para ser o dominador sobre a criação terrena, o administrador, o principal servo de Deus na face da Terra (Gn.1:26).

- Esta consciência de que esta é a posição do homem na ordem estabelecida por Deus que é o fundamento da doutrina da mordomia cristã, que foi o tema estudado neste trimestre.

- A relação entre Deus e o homem é, portanto, uma relação entre o senhor e seu principal servo, uma relação assimétrica, ou seja, que não é de igual para igual, mas de um superior em relação a um inferior. Este ponto, aliás, explica porque equivocados estão aqueles que geram uma “igualdade” em tal relacionamento e que, confundindo este relacionamento com um “contrato”, acham que Deus “é obrigado” a isto ou a aquilo ou que exista uma “aliança” entre Deus e o homem que permita ao ser humano “exigir” coisas de Deus.

- Bem ao contrário, as Escrituras revelam claramente que o homem está sob a soberania divina, que Deus é o Senhor e nós, Seus servos, embora tenhamos, à evidência, uma posição singular na ordem estabelecida pelo Criador, tornando-nos o Seu principal servo debaixo do sol, na face da Terra.

- Entretanto, este relacionamento não é uma simples e automática imposição do poder divino. O homem não é oprimido por Deus, não é obrigado a fazer-Lhe a vontade. O Senhor nunca impõe o seu senhorio, embora jamais o perca, mas propõe ao homem que Lhe obedeça, que atenda à Sua vontade.

- Isto se dá porque Deus criou o homem com o livre-arbítrio e, portanto, tem o homem a liberdade de escolher entre obedecer ou não obedecer ao Senhor, em servir-Lhe, ou não. Ao pôr o homem no jardim do Éden para lavrá-lo e guarda-lo, o Senhor deixou claro que o homem poderia comer livremente de todas as ...


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.