Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Subsídio LIÇÃO Nº 8 – O LUGAR SANTÍSSIMO




INTRODUÇÃO

- Na continuidade do estudo sobre o tabernáculo, analisaremos o lugar santíssimo.

- O lugar santíssimo ensina-nos sobre nossa comunhão íntima com o Senhor.

I – O LUGAR SANTÍSSIMO
- Na continuidade do estudo do tabernáculo, analisaremos hoje o lugar santíssimo, que é o segundo compartimento da parte coberta do tabernáculo, chamado de lugar santíssimo ou santo dos santos.

- De pronto, devemos observar que, ante a divisão feita dos temas neste trimestre, esta lição deve falar tão somente do lugar santíssimo, deixando para a próxima lição o estudo a respeito da arca da aliança, que é a única peça que ocupava este compartimento do tabernáculo.

- O lugar santíssimo era separado do lugar santo por um véu de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido, com querubins de obra prima (Ex.26:31,33).
- Este véu seria posto sobre quatro colunas de madeira de cetim cobertas de ouro, sobre quatro bases de prata, com colchetes eram de ouro (Ex.26:32). O véu deveria ser pendurado debaixo dos colchetes e, no lugar santíssimo seria ser posta uma única peça, a arca da aliança (Ex.26:33).

- O véu que separava o lugar santo do lugar santíssimo era muito semelhante tanto à primeira camada da cobertura do tabernáculo, onde se tinha uma cortina de linho fino torcido também com pano azul, púrpura, carmesim e, igualmente, com querubins de obra esmerada (Ex.26:1) quanto à entrada do tabernáculo, onde também se tinha uma coberta de vinte côvados de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido, de obra de bordador (Ex.27:16).

- O fato de o véu que separava o lugar santo do lugar santíssimo ter as mesmas cores seja da entrada do tabernáculo seja da primeira camada de cobertura do santuário (parte coberta do tabernáculo) mostra-nos que o Evangelho é a via de acesso tanto à salvação, representada pela entrada do tabernáculo, como também pela a intimidade com o Senhor, representada pelo véu.

- O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm.1:16) e este poder é manifestado tanto na entrada do tabernáculo, pelo qual se ia até o altar de sacrifícios, onde o pecado era coberto, como também no véu que separa o lugar santo e o lugar santíssimo, pois este véu simboliza o pecado que faz separação entre Deus e os homens, tanto que foi o véu que se rasgou quando Jesus Cristo Se entregou por nós, tirando o pecado do mundo (Mt.27:51; Mc.15:38; Lc.23:45).

- O Evangelho é a mensagem da salvação do homem na pessoa de Jesus Cristo, salvação que não só é libertação do pecado como também entrada em comunhão com Deus.

- O fato de o teto do lugar santo ter a mesma configuração do véu que separava o lugar santo do lugar santíssimo reforçava, dentro do lugar santo, a ideia aos sacerdotes, que eram as pessoas que podiam frequentar o lugar santo, de que se estava diante de Deus, representado ali pela arca da aliança, que se encontrava dentro do lugar santíssimo, que era inacessível.

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.