Trabalhem o conteúdo
da lição, utilizando 02 ilustrações do Tabernáculo:
01
– Figura do Tabernáculo para mostrar as cortinas do Tabernáculo:
02
– Figuras da cobertura e cortinas para apresentar detalhes de sua composição:
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a Dinâmica “O Salário do Pecado”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O Salário do Pecado
Objetivos:
Refletir sobre o pecado que
originou a morte física e espiritual, separando os pecadores de Deus.
Introduzir o estudo sobre a
simbologia do cortinado branco do Tabernáculo.
Material:
02 alunos(01 do sexo masculino
e 01 do feminino)
Frutas variadas
01 cartolina preta
Procedimento:
- Peçam para que o casal se
posicione diante da turma.
- Falem que o casal
representará Adão e Eva.
- Coloquem uma cesta com
vários tipos de fruta diante dele.
- Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E tomou o Senhor Deus o homem,
e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao
homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do
conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela
comeres, certamente morrerás”.
- Falem: Lemos nestes
versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos
frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e digam que
ela vai representar a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
– Falem: Mas, Adão e Eva
desobedeceram:
Leiam: “E viu a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido,
e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste momento, “Eva” deve comer
parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
- Falem: Qual foi o pecado?
Certamente vão falar que foi a
desobediência.
- Entreguem a metade da
cartolina preta para o homem e a outra parte para a mulher e falem que
representa o pecado.
- Depois, leiam: “Portanto,
como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).
- Peçam para que o casal
distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que
todos pecaram.
- Falem: Agora, temos um
problema sério – o pecado e a morte.
“Porque o salário do pecado é
a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso
Senhor”(Rm 6.33).
- Falem: O pecado faz a
separação entre Deus e os homens, porque Ele é santo. Na lição de hoje, vamos estudar sobre as
cortinas do Tabernáculo. O cortinado branco do pátio separava o profano do
santo. O homem para entrar no pátio precisava oferecer uma oferta pelo pecado e
assim aproximar-se de Deus através do sacerdote. Com o sacrifício de Jesus,
fomos perdoados e temos acesso direto a Deus.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.