Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Subsídio Lição 3 - Os ministros do culto levítico

Imagem relacionada


INTRODUÇÃO

- Os sacerdotes do culto levítico são figuras dos cristãos.
- Assim como os sacerdotes, os cristãos têm de se distinguir dos demais seres humanos, pois estão sempre diante de Deus.

I – O SACERDÓCIO LEVÍTICO
- Na continuidade do estudo do livro de Levítico, analisaremos hoje as regras concernentes ao sacerdócio, ao ofício sacerdotal, mais precisamente o que se encontra no trecho de Lv.8:1 até 10:20.
- Antes, porém, de adentrarmos a este estudo específico, é importante rememorarmos em que circunstâncias surgiu o sacerdócio levítico.
- É sabido que, quando o povo de Israel chegou ao monte Sinai, para onde se encaminhou após a libertação no Egito, por expressa ordem divina, dada a Moisés ainda quando de sua chamada (Ex.3:12), o Senhor lhe fez a proposta de se tornar a Sua propriedade peculiar dentre os povos, o Seu reino sacerdotal e povo santo (Ex.19:5,6), proposta que foi prontamente aceita por todos os filhos de Israel, a uma só voz (Ex.19:8).
- Tem-se, pois, que o plano divino era constituir a todo o Israel como Seu reino sacerdotal e povo santo, ou seja, todos os israelitas seriam sacerdotes, teriam acesso a Deus, poderiam oferecer-Lhe sacrifícios e disto temos uma demonstração quando houve a própria promulgação da lei, quando Moisés chamou mancebos de todas as tribos para oferecer sacrifícios (Ex.24:5).
- Certo é que, já nesta altura, diante da recusa dos israelitas de aguardar o sonido longo de buzina para, então, subirem ao monte e terem a implantação da lei em seus corações, como preconizado pelo Senhor (Ex.19:13; 20:18-21), já não se tinha a plena comunhão que o Senhor queria estabelecer com Israel, tornando, assim, necessário que se continuassem a ditar os mandamentos, agora para que Moisés os escrevessem, além do Decálogo, que fora proferido pelo próprio Deus no monte.
- De qualquer maneira, mesmo diante deste relacionamento inferior para com o povo (inferioridade que somente se dissiparia com a obra expiatória de Cristo na cruz do Calvário), caberia aos israelitas exercer o papel sacerdotal no culto que se instalaria nesta nova dispensação, inaugurada com a presença divina no Sinai.
- No entanto, tal “status” sacerdotal do povo israelita não ultrapassou o período de quarenta dias depois da promulgação da lei. Após a solene entrada em vigor da lei, Moisés subiu ao monte para receber novas instruções divinas (Ex.24:12-14), cedo o povo descumpriu os dois primeiros mandamentos no episódio do bezerro de ouro, quando, além de adorarem a um outro deus, dele fizeram imagem de escultura

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.