Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Lição 13 - Jesus Cristo, o modelo supremo de caráter


SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - o caráter do cristão: moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

LIÇÃO Nº 13 – JESUS, O MODELO SUPREMO DE CARÁTER

INTRODUÇÃO
- No encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
- Jesus é o nosso exemplo.

I – JESUS, O NOSSO EXEMPLO
- Estamos terminando o trimestre letivo em que estudamos personagens bíblicas que nos ensinam a respeito do caráter cristão.
- Nesta última lição, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que é o próprio tema da Bíblia, que é a figura apontada por todas as personagens que estudamos até aqui, o chamado “antítipo”, Aquele que é o nosso exemplo, o nosso modelo.
- O apóstolo Pedro foi incisivo ao afirmar que Ele é o nosso exemplo e que devemos seguir as Suas pisadas (I Pe.2:21), palavras que simplesmente reproduzem o que o próprio Senhor Jesus ensinou aos Seus discípulos, apresentando-Se como o exemplo a ser seguido (Jo.13:15). Paulo, também, tinha a Jesus como exemplo, dizendo-se Seu imitador (I Co.11:1).
- A palavra “exemplo” vem do latim “exemplum”, que significa “o objeto distinguido dos outros e posto à parte para servir de modelo”. Ser “exemplo”, portanto, é alguém que é distinguido dos outros e posto à parte para servir de modelo, o que nos faz lembrar do cordeiro ou cabrito pascal, que era escolhido do rebanho, no décimo dia do primeiro mês do calendário judaico, o mês de Abibe, e posto à prova, verificado se tinha algum defeito ou mancha e, então, depois de ter sido analisado devidamente, levado ao sacrifício para ser consumido durante a noite da Páscoa (Ex.12:5,6).
- A palavra mencionada no grego quando o Senhor Jesus diz que o que Ele havia feito servia de exemplo para Seus discípulos é “hypodeigma” (ὑπόδειγμα), cujo significado é, segundo a Bíblia de Estudo Palavra Chave, “exibição para imitação ou aviso” (verbete 5262, p.2440), que é precisamente o sentido já referido na língua latina e que bem traduz o momento em que o Senhor Se revelou como o exemplo a ser seguido pelos Seus discípulos, pois Ele havia acabado de lavar os pés dos apóstolos, tendo sido uma exibição, uma demonstração de como deveria ser o comportamento dos cristãos, a ser caracterizado pela humildade e pelo serviço.
- A propósito, a utilização desta palavra nos mostra, claramente, que não se estava ali a instituir uma “cerimônia de lavapés”, como fazem algumas denominações religiosas, mas, sim, se estava diante de um “padrão”, de um “aviso”, de uma demonstração de humildade, sendo este o verdadeiro significado da lição que estava sendo dada, ou seja, de que todos os seguidores de Cristo Jesus deveriam ser humildes e dispostos a servir, assim como o seu Mestre.


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.