Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Lição 10: Maria, irmã de Lázaro, uma devoção amorosa

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Adultos - o caráter do cristão: moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

ESBOÇO Nº 10

INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a irmã de Lázaro.
- A irmã de Lázaro é um exemplo de devição.

I – MARIA, A DEVOÇÃO NO APRENDIZADO JUNTO AO MESTRE
- Na sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a irmã de Lázaro.
- Cinco são as passagens que enfocam diretamente esta personagem nas Escrituras Sagradas: o episódio da estada de Jesus na casa dela (Lc.10:38-42), o episódio da ressurreição de seu irmão Lázaro (Jo.11) e, por fim, o gesto dela em ungir os pés de Jesus, este retratado em três dos Evangelhos (Mt.26:6-13; Mc.14:3-9; Jo.12:1-8).
- O nome “Maria” era um nome muito comum entre os judeus, pois, na verdade, é a forma helenizada do nome da irmã de Moisés, “Miriã”, que, como todos sabemos, ocupa um papel de realce na história de Israel. O Novo Testamento, por exemplo, apresenta várias “Marias” em sua narrativa.
- Há disputa sobre o significado deste nome. Alguns acham que este nome tem origem egípcia e corresponderia ao vocábulo “Maryê”, que significa “amada”, mas não há muita certeza a este respeito. Outros, como Russell Norman Champlin, acham que este nome significa “rebelião”, derivado de uma raiz hebraica “miryam”, talvez fazendo lembrar a atitude rebelde de Miriã contra seu irmão por causa da mulher cusita (Nm.12:1-15).
- A primeira vez que o texto sagrado nomeia Maria, a irmã de Lázaro, é em Lucas, quando o evangelista, que dá realce à figura feminina em seu relato, conta que o Senhor Jesus entrou em uma aldeia, sendo recebida por uma certa mulher chamada Marta (Lc.10:38).
- Esta aldeia, sabemos pelos relatos de outros Evangelhos, era Betânia, distante cerca de 15 estádios de Jerusalém (Jo.11:18), ou seja, cerca de 3 km, no outro lado do monte das Oliveiras, na estrada para Jericó, onde havia muitas tamareiras e daí o nome dado à aldeia, cujo significado é “casa das tâmaras”. A aldeia até hoje existe e tem menos de mil habitantes e seu nome atual é ‘el’Aziryeh”, que, em árabe, significa “o lugar de Lázaro”, já que lá foi o cenário do maior milagre de Cristo Jesus, a ressurreição de Lázaro.

- Jesus estava viajando, certamente indo para Jerusalém, quando resolve parar nesta aldeia, onde acabou por travar uma amizade especial com uma família, formada por três irmãos, Marta, Maria e Lázaro. Conforme diz William Hendricksen em seu comentário sobre Lucas, tudo indica que Marta fosse a mais velha dos irmãos, pois é sempre ela que toma a iniciativa, além do que é mencionado que a casa era de Marta (Lc.10:38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.