Dinâmica: Domínio Próprio
Objetivo:
Refletir sobre domínio próprio.
Material:
01
martelo
01
prego
01
pedaço de madeira
01
caixa
Procedimento:
-
Leiam ou contem a história do menino relatada no texto “O Garoto, o Martelo e
os Pregos”.
O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu
pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a
paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia
pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O
menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na
cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle
sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que
lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os
dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que
não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o
levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê
uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado,
elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a
faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a
ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal
quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém.
Autoria do texto desconhecida.
-
Depois da leitura, utilizem o martelo, os pregos e um pedaço de madeira para
exemplificar o ensinamento do pai.
-
Em seguida, organizem os alunos em círculo e mostrem uma caixa com várias
situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações,
hábitos etc.
Falem
que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra,
mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele.
-
Depois, para concluir, enfatizem a necessidade de controle, disciplina e que
isto deve ser um exercício constante.
Sugestão
para a conclusão do trimestre
Apresento
como sugestão 02 dinâmicas, escolha 01 delas para fazer a conclusão do
trimestre:
1
- Dinâmica: A Bagagem
Objetivo:
Refletir sobre a importância
da frutificação espiritual na vida cristã.
Material:
Texto “A Bagagem”(postado
abaixo)
01 mala pequena
01 mala grande
01 malinha bem pequena de
plástico, que você encontra nas lojas de aniversário, tipo essa do lado.
Palavras digitadas: Amizade,
Amor, Raiva, Incompreensão, Medo, Pessimismo, Desânimo, Sorriso, Outro Sorriso,
Mais Outro Sorriso, Felicidade, Tristeza, Paciência, Esperança, coragem,
Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância, Bom humor, Preocupação.
Também digitem as 09 partes
do Fruto do Espírito Santo (Gl 5.22) e as 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21).
Procedimento:
1 - Antes da aula: Coloquem
todas estas palavras dentro da mala grande, pregadas com fita adesiva para
facilitar a procura das palavras. Com um clips junte as 09 partes do Fruto do
Espírito e com outro as 16 obras da carne e coloquem dentro da mala.
2 - Durante a aula: Escolham
uma pessoa para ler o texto “A Bagagem” e outra para realizar as ações
apontadas no texto. As orientações em negrito e itálico são minhas, não fazem
parte do texto original.
Texto
de Reflexão “A Bagagem”
Quando sua vida começa, você tem apenas
uma mala pequenina na mão. (neste momento mostre a mala pequena).
À medida
em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas
coisas que você recolhe pelo caminho, porque pensa que é importante. (Peguem a
mala grande)
A um
determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas
coisas. Pesa demais (andar como se mala realmente estivesse pesada).Então você
pode escolher:
Ficar
sentado à beira do caminho (se possível se sentar), esperando que alguém o
ajude, o que é difícil. Pois todos que passarem por ali já terão sua própria
bagagem. Você pode ficar a vida inteira esperando, até que seus dias acabem.
Ou
você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar? Você começa
tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro… Amizade… Amor… Nossa! Tem
bastante! E curioso, não pesa nada!(comecem a tirar as palavras à medida que
forem mencionadas).
Mas
tem algo pesado. Você faz força para tirar. É a raiva, como ela pesa.
Aí
você começa a tirar, tirar e aparecem à incompreensão, o medo, o pessimismo.
Nesse
momento, o desânimo quase te leva para dentro da mala. Mas você puxa-o para
fora com toda a força, e aparece um sorriso, que estava sufocada no fundo de
sua bagagem.
Pula
para fora outro sorriso e mais outro sorriso, e ai sai à felicidade.
Você
coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a tristeza.
Agora,
você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar
bastante…
Então
procurem o resto, esperança coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade,
tolerância, bom humor. (As 09 partes do Fruto do Espírito, ao retirar leia cada
uma).
Tira
a preocupação também, e deixa de lado. Depois você pensa o que fazer com ela… (
as 16 obras da carne, ao retirar leia
cada uma).
Bem, sua bagagem está pronta para
ser arrumada de novo! Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro!
Agora
é com você… E não se esqueça de fazer isso mais vezes… Pois o caminho é Muito,
muito longo.
Autoria do texto
desconhecida.
3 – Agora, sugiram aos
alunos para que “arrumem a mala”, colocando as palavras que merecem estar no
nosso caminhar na vida cristã, enfatizem a importância das 09 partes do Fruto
do Espírito.
4 – Para concluir, entreguem
para cada aluno, 01 malinha bem pequena de plástico com o versículo de Mateus
11. 28 a 30.
Por Sulamita Macedo.
2
- Dinâmica: Que tipo de vaso és?
Objetivo:
Refletir sobre vasos de honra e desonra.
Material:
02 vasos de barro do mesmo
tamanho e forma
02 tipos de sementes
Versículos digitados sobre
as obras da carne e o fruto do Espírito.
Procedimento:
- Apresentem para os alunos
os 02 vasos.
- Falem: Eles são iguais, no
tamanho, na forma e no material.
- Perguntem: Mas, o que pode
diferenciar estes dois vasos?
- Passem os dois vasos para
os alunos observarem qual o conteúdo deles.
Os alunos vão encontrar
sementes.
- Falem: O apóstolo Paulo
menciona vasos de honra e desonra, numa analogia ao tipo de atitude dos crentes
e dos mestres.
- Depois, leiam II Tm 2.20 e
21:
“Ora, numa grande casa não
somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para
honra, outros, porém, para desonra.
De sorte que, se alguém se
purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do
Senhor, e preparado para toda a boa obra”.
- Falem: Se o vaso
representa a vida de uma pessoa, qual o resultado da germinação destas
sementes?
- Pequem um vaso, afastem as
sementes e aparecerá um pequeno papel contento os versículos de Gl 5. 19 a 21.
Leiam os versículos:
“Porque as obras da carne
são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas,
dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas
semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que
os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
- Pequem o outro vaso,
afastem as sementes e aparecerá um pequeno papel contento os versículos de Gl
5. 22. Leia o versículo:
“Mas o fruto do Espírito é:
amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão,
temperança”.
- Observaram a diferença
entre um vaso de honra e de desonra. O vaso de sua vida está cheio de qual tipo
de sementes?
- Para finalizar, leiam:
“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra”(I Ts
4.4).
Por Sulamita Macedo.
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