Dinâmica:
O Mandamento do Amor
Objetivo:
Enfatizar a importância do
amor a Deus e ao próximo.
Material:
01 relação dos 10
mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras digitadas: Amor,
Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio
(vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada
aluno
01 quadro branco ou outro
tipo
Procedimento:
- Distribuam os 10
mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
- Peçam para que os alunos
apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.
- Dividam o quadro em 02
colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos
fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado
seja este: os 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses
diante de mim
Não farás para ti imagem de
escultura
Não tomarás o nome do Senhor
teu Deus em vão
Santificarás o sábado
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Depois, solicitem que
leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a
Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu
Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento,
e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante
a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior
do que estes”.
- Falem: Os 4 primeiros
mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a
parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal, com o próximo, a parte social.
- Em seguida, coloquem um
coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
- Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que
deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se
resumem em: a Deus e ao Próximo.
- Então, coloquem as
palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
- Falem que o AMOR é o que
nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
- Falem: O que fazemos para
o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I Jo 3:17-18:
“Quem, pois, tiver bens do
mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como
estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de
língua, mas por obra e em verdade”.
- Para concluir, entreguem
um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem o coração
entre si, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
DINÂMICA 02 - LIÇÃO 10
Dinâmica: Minha cidadania e seus aspectos
Objetivo:
Conscientizar os alunos sobre os deveres civis, morais e espirituais para com Deus e a sociedade na qual estamos inseridos.
Material didático:
Papel recortado e digitado com os nomes dos três aspectos de nossa cidadania, descritos logo abaixo.
Papel A4 e caneta
Uma pequena sacola
Lição de adulto
Atividade didática:
Antes da aula;
Escreva em uma folha de papel:
- Aspecto civil (O Estado ou governo)
- Aspecto moral (Próximo)
- Aspecto espiritual (Deus)
Recorte, dobre e coloque em uma pequena sacola.
Durante a aula:
Inicie dizendo que a lição de hoje estará mostrando que nós, como
cristãos, temos dupla cidadania: celestial e terrena. E como tal, temos
deveres civis, morais e espirituais para com Deus e para com a sociedade
na qual estamos inseridos. Para introduzir a lição e ter uma
compreensão geral dos assuntos em estudo, divida a turma em três grupos.
Peça para que cada grupo pegue na sacola um papel recortado, informe
que no papel está o nome de um dos três aspectos de nossa cidadania.
Entregue a cada grupo uma folha de papel A4 em branco e caneta. Peça
para que eles notem no papel as conclusões do grupo. Cada grupo terá
aproximadamente sete minutos para escrever os tipos de problemas
enfrentados por todo o cristão no aspecto do qual eles escolheram e como
melhorar nesse aspecto. Após os sete minutos, organize a sala de forma
que os alunos possam ficar em círculo, a fim de facilitar o diálogo.
Logo em seguida cada grupo deverá ter a oportunidade de expor a sua
conclusão sobre o assunto no qual escolheu falar, enquanto que os outros
dois grupos poderão interagir opinando e questionando. Estabeleça um
tempo para cada apresentação. Repita a ação com os outro dois grupos.
Encerre fazendo as observações que julgar necessárias.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os
pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula.
Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e
espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas
de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de
conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de
aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais
importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá
inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser
criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
fonte: http://www.ensinadorcristao.com.br
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