Dinâmica:
Campo de batalha
Objetivos:
Refletir sobre as obras da
carne e o fruto do Espírito.
Promover mudança de
comportamento.
Material:
01 quadro ou cartolina
Palavras digitadas( 09
partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne)
01 lixeira
01 figura de uma casa e de uma pessoa
01 rolo de fita adesiva
1/4 da folha de papel ofício
para cada aluno
Procedimento:
- Leiam Gl 5. 17.
- Falem: De acordo com o
texto lido, observamos que há uma batalha constante entre a carne e o espírito.
- Apresentem as 16 obras da
carne e as 09 partes do fruto do Espírito.
As palavras devem estar
digitadas e separadas umas das outras.
Organizem as palavras em
lados contrários, simbolizando oposição.
- Falem: Para o cristão,
isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar, há uma solução neste
campo de batalha. Leiam Gl 5.16 “Andai
em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.
- Falem: Aquele que anda em
Espírito, rejeita as obras da carne.
- Então, apresentem uma
lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16 obras da carne e
coloque-as na lixeira.
- Falem: Observem o que
permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É isto que devemos buscar
diariamente.
- Distribuam ¼ da folha de
papel ofício para cada aluno.
- Coloquem em lugar visível
as figuras da uma casa e de uma pessoa. A casa vai representar a família e a
figura de uma pessoa o aspecto pessoal.
- Peçam para que os alunos
escrevam ações que precisam ser retiradas ou melhoradas tanto a nível pessoal e
familiar.
- Solicitem para que os
alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes negativas apontadas
por eles; as ações positivas, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade
requeridas para os salvos, devem ser colocadas no quadro.
- Agora leiam Jo 15.1 a 6 e
I Pe 1.15.
Por Sulamita Macedo.
DINÂMICA 02
DINÂMICA 02
Dinâmica: Enterrando
o velho homem
Objetivo:
Conscientizar os alunos de que o novo homem é quem deve
comandar a nossa vida.
Materiais didáticos:
lápis ou caneta.
Papel 40 kg
Tesoura
Vasilhame com areia
Fita adesiva
Atividade didática:
Antes da aula:
Recorte o papel 40 kg em duas partes. Desenhe em cada uma
das partes do papel o contorno de um homem (caso não saiba desenhar solicite a
ajuda de alguém que saiba). Escreva em cima do primeiro a palavra VELHO HOMEM,
e do segundo NOVO HOMEM.
Durante a aula:
Cole cada papel em um local visível. Durante a dinâmica
explique que, apesar de termos nos convertido a Cristo, existe em cada cristão
uma luta constante entre o velho homem e o novo homem, ou seja, entre a velha
natureza e a nova natureza. Todos os homens que vêm ao mundo nascem na condição
de filhos da desobediência e com uma natureza igual a de Adão, conhecida na
Bíblia como VELHO HOMEM. Agora, por crer em Cristo, você foi gerado de novo
(regeneração) e tornou-se um NOVO HOMEM, pois você é criado (feito) por Deus em
verdadeira justiça e santidade. No entanto, o velho homem fará de tudo para
continuar reinando em sua vida, e a sua velha natureza opõe-se a sua nova
natureza (carne versus espírito), o que gera uma luta no interior do cristão.
Solicite neste momento que os alunos escrevam em cima do velho homem tudo que
faz parte da velha natureza. Peça que todos participem. Agora diga que Paulo
ensina em Romanos 6.4 que o velho home foi sepultado com Cristo no batismo
(neste momento pegue o velho homem dobre e enterre na arreia) para que, assim
como Cristo ressuscitou dos mortos possamos viver em novidade de vida (um novo
homem). Logo após você deverá solicitar que os alunos escrevam em cima do novo
homem tudo o que faz parte da nova natureza do cristão. Neste momento diga: Você
deve sepultar o velho homem! Você não tem mais vínculos com o trato passado,
pois tudo se fez novo. Isto é a vitória concedida por Deus através da morte de
Cristo. Porém, o que lhe falta ainda? Você precisa despojar-se (jogar fora)
tudo o que pertencia ao velho homem! Você precisa andar em novidade de vida.
Mas para isso é preciso transformar-se pela renovação do seu entendimento. O
novo homem renova-se no entendimento, o que permite andar em Espírito, ou seja,
como um novo homem.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
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