Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dinâmica da Lição 09: A Nova Vida em Cristo (Adultos)

Dinâmica: Minha vida em dois atos

Objetivo: Oportunizar aos alunos momento de reflexão sobre sua história de vida, seu chamado e vocação.

Material:
01 envelope
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno
01 tubo de cola

Procedimento:
- Entreguem para os alunos ½ folha de papel ofício e falem que ela representa nossa vida. O tempo vai passando e a vida nos traz marcas.
Agora peçam para que eles amassem o papel.
Então, orientem para que os alunos escrevam alguns fatos, isto é, acontecimentos que marcaram a vida deles, antes da conversão.
- Depois, dobrem o papel em 04 partes e solicitem para que abram.
Perguntem: O que vocês estão vendo?
Há o formato de uma cruz.
Então falem que a nossa vida tem dois momentos(dois atos), um antes da conversão e outro quanto aceitamos Cristo como salvador. Mudando nosso modo de viver.
Em seguida, peçam para que coloquem o papel amassado dentro do envelope e fechem-no com cola.
- Falem que esta ação representa o passado. Agora, leiam II Co 5. 17: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
- Agora, na parte da frente do envelope, representando o tempo presente, os alunos deverão escrever seu nome e alguns fatos que são relevantes após a conversão, como por exemplo: mudança na vida pessoal, familiar e espiritual, batismo com o Espírito Santo, descoberta de talentos, recebimento de dons, uma chamada especial, atuação na obra de Deus etc.
- Para concluir leiam I Co 7.20.
Ideia original desconhecida da utilização do papel amassado em dinâmica.


Elaboração desta versão por Sulamita Macedo.
fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/



DINÂMICA 02 - LIÇÃO 09



Dinâmica: Saindo do casulo
Objetivo:
Mostrar a mudança que deve haver na vida de todo cristão, e que Deus está disposto a nos ajudar neste sentido.

Material didático:
Cartolina
Cola
caneta hidrocor
Fotos da borboleta nas três fazes: lagarta, dentro do casulo e uma já transformada em borboleta.

Atividade didática:
Antes da Aula:
Cole as fotos na cartolina e logo após escreva logo abaixo cada uma das fases da borboleta.
Durante a aula:
Inicie a dinâmica mostrando o cartaz e explicando que a borboleta para chegar ser o que ela é passa por uma grande metamorfose. Mostre agora aos alunos cada uma das fases que a borboleta passa. Diga que o inicio do ciclo começa com os ovos que são postos por outra borboleta geralmente em folhas de plantas. Esse período dura de alguns dias até um mês, segundo os entomologistas (especialista em insetos). Logo após, ele se transforma então, em lagarta. Nessa fase, que dura meses até mais de um ano, a pequena lagarta come mais (geralmente folhas) para crescer e guardar energias. Durante esse estagio, ela só é capaz de se alimentar, mas geralmente incapaz de se reproduzir. A seguir, passa por uma fase de imobilização, chamada crisálida. Durante a qual não se alimenta, pois estará presa em um casulo por vários dias. Quando a borboleta já estiver pronta, ela rompe o casulo. Uma vez livre do casulo, é preciso colocar as asinhas de fora. Elas ficam abrigadas no tórax. O inseto contrai o tórax e joga sangue para dentro do compartimento no qual estão as asas. Com isso, o compartimento se rompe e as asas saem. A mobilidade que o voo dá ao inseto é importante para dispersar a espécie para outras áreas deixando-a livre para voar.
Destaque também que a metamorfose não é privilégio apenas da borboleta. Outros animais, como anfíbios, também sofrem transformações. E as mudanças sofridas por esses insetos são as mais radicais.
Explique agora que a vida cristã para ser completa também exige de nós uma transformação. Não podemos estagnar nesse processo, vivendo como lagartas ou presos no casulo do eu. O cristão que vive como lagarta ou preso em um casulo não progride. A lagarta dorme numa prisão chamada casulo até se transformar em borboleta. Precisamos ser borboletas, precisamos ser transformados. Somos borboletas de Deus! Passamos pelo apertado e sufocante casulo da velha vida, mas a metamorfose nos transforma em seres ainda mais belos diante de Deus.
Por isso a borboleta é o símbolo da transformação por causa do seu processo de transmutação de lagarta para um dos mais belos insetos alado. Suas asas, com desenhos coloridos e perfeitos nos encantam, elas possuem leveza, ritmo de voo, silêncio e graça ao pousar para se alimentar das flores. Mesmo com sua aparente fragilidade e delicadeza, as borboletas com suas belas asas conseguem atravessar oceanos. O Espírito Santo também quer fazer essa transformação em nossas vidas e nos dar asas para atravessarmos os oceanos da vida!
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
http://www.ensinadorcristao.com.br  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.