Objetivo:
Refletir sobre a tolerância com o próximo.
Material:
- 03 palavras digitadas:
SENHOR, DIA e COME
- 01 texto(veja abaixo no
procedimento).
Procedimento:
- Dividam a turma em dois
grupos.
- Entreguem para o grupo 01
a palavra DIA, para o grupo 02 a palavra COME. Todos deverão saber quais as
palavras do seu grupo como também do outro grupo.
- Falem: Será lido agora um
texto e quando for lida a palavra que vocês receberam, o grupo deverá ficar em
pé imediatamente e depois sentar-se. Quando for lida palavra SENHOR todos
deverão ficar em pé(se sua classe não for dentro do templo, os alunos podem
bater palmas ao invés de ficar em pé).
Texto para leitura: Romanos
14. 4 a 6
“Quem és tu, que julgas o
servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme,
porque poderoso é Deus para o firmar.
Um faz diferença entre dia e
dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro
em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia,
para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que
come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o
Senhor não come, e dá graças a Deus”.
- Comecem a ler o texto e
parem após a leitura do primeiro versículo e falem: Acho que alguém não
entendeu ou não teve atenção, foi só um ensaio. Mas, vamos recomeçar.
Então, reiniciem a leitura e
observem o comportamento dos alunos com relação a tolerância ao colega que não
está realizando a ação de forma rápida ou até mesmo porque não está atento ou
não prestou atenção as orientações dadas no início da dinâmica. Não corrijam
nenhuma atitude, mas continuem lendo o texto até o final.
- Agora, trabalhem com os
alunos as seguintes ideias.
Estar pronto para praticar
algo é necessário conhecer a orientação e obedecer.
Estar atento para ouvir se o
comando é para você e para o grupo.
Ser tolerante com o colega
que não apresentou a atenção aos comandos.
Até que ponto a tolerância
pode continuar?
Há alguém que está cometendo
erro de forma deliberada ou não, como proceder?
Há alguém que errou no
início e depois desistiu?
Há alguém que, mesmo
cometendo erros no início, depois procurou ter atenção as regras e obedeceu?
- Agora, façam relação
dessas ideias sobre a tolerância ao outro, tratá-lo com respeito e amor, não
julgando-o, pois essa deve ser a nossa atitude como crentes alcançados pela
graça de Deus.
Ideia original desconhecida
da utilização de texto, palavras-chave e movimentos para dinâmica.
Elaboração desta dinâmica
por Sulamita Macedo.
Sugestão
para conclusão do 2º. Trimestre – 2016:
Sugiro
que vocês, professores, organizem pelo menos uma das formas indicadas abaixo,
no texto pedagógico, para a conclusão do trimestre sobre o livro de Romanos.
Leitura
e Avaliação de Livros da Bíblia
É muito comum fazer
avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto,
sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:
1 - Organizar Rodas de
Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for
grande(muitos capítulos).
2 – Realizar dramatização de
um trecho de um livro.
3 – Fazer um resumo de um
livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes
que não podem faltar no resumo.
4 – Apresentar versículos ou
parte da história que mais chamou atenção na leitura e explicar.
5 – Relacionar os nomes dos
personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também
atitudes que mais gostou.
6 – Enviar um email para um
colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e
versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia
da avaliação.
7 – Desenhar um
acontecimento do livro e explicar.
8 – Se for leitura de um
livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.
9 - Se for leitura do livro
dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a
turma.
10 – Fazer paródias sobre o
tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As
músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam
tocar).
Por Sulamita Macedo.
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
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