Dinâmica:
O Resgate
Objetivo:
Exemplificar o ato de evangelizar e refletir sobre os resultados.
Material:
Lanternas, velas ou
isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar
os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo
da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará
aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e
aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou
isqueiros.
O grupo 02 representará
aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma
faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações
expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01,
leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste grupo para que acendam as
lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o
grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus componentes coloquem a
venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para
o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das
trevas?
Certamente as respostas
serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que
os membros grupo 01, com suas lanternas acesas, cheguem até o grupo 02 e falem
da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante:
Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não
aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem
deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo
01.
- Concluam, falando que
devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do
Espírito Santo. Reflitam ainda sobre os resultados da evangelização. Leiam Rm
10.14.
Por Sulamita Macedo.
Sugestão
para conclusão do 2º. Trimestre – 2016:
Sugiro
que vocês, professores, organizem pelo menos uma das formas indicadas abaixo,
no texto pedagógico, para a conclusão do trimestre sobre o livro de Romanos.
Leitura
e Avaliação de Livros da Bíblia
É muito comum fazer
avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto,
sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:
1 - Organizar Rodas de
Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for
grande(muitos capítulos).
2 – Realizar dramatização de
um trecho de um livro.
3 – Fazer um resumo de um
livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes
que não podem faltar no resumo.
4 – Apresentar versículos ou
parte da história que mais chamou atenção na leitura e explicar.
5 – Relacionar os nomes dos
personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também
atitudes que mais gostou.
6 – Enviar um email para um
colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e
versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia
da avaliação.
7 – Desenhar um
acontecimento do livro e explicar.
8 – Se for leitura de um
livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.
9 - Se for leitura do livro
dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a
turma.
10 – Fazer paródias sobre o
tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As
músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam
tocar).
Por Sulamita Macedo.
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.