Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Subsídio Lição 12: O Modelo de Missões da Igreja de Antioquia

 


 

INTRODUÇÃO


- Na continuidade do estudo sobre as missões transculturais, abordaremos hoje o modelo de missões que nos traz a igreja de Antioquia.
- A igreja de Antioquia é o modelo de missões transculturais no livro de Atos dos Apóstolos.


I – O SURGIMENTO DA PRIMEIRA IGREJA LOCAL GENTÍLICA EM ANTIOQUIA


- Apesar de o Evangelho ter sido aberto aos gentios através de Pedro na casa de Cornélio, em Cesareia, cidade onde ficava o palácio do presidente da Judeia (At.10), não seria em Cesareia que se teria a primeira igreja local gentílica.
- Na verdade, os gentios salvos e revestidos de poder em Cesareia foram congregar juntamente com os judeus que já haviam aceitado a fé, sob o comando de Filipe, que ali passara a residir (At.8:40; 21:8).
- O episódio ocorrido em Cesareia não teve a devida repercussão. Com efeito, o imaginário cultural dos crentes judeus era muito arraigado. Para começar, quando retornou a Jerusalém, Pedro foi obrigado a se explicar porque tivera contato com gentios (At.11:1-18), a nos mostrar como havia ainda grande resistência para a compreensão de que a mensagem do Evangelho era para ser pregada até os confins da Terra.
- O episódio na casa de Cornélio, notadamente o fato de ele e os seus terem sido batizados com o Espírito Santo, fez os crentes em Jerusalém entenderem que até aos gentios Deus dera o arrependimento para a vida (At.11:18), mas, se ficara certo e induvidoso que o Senhor também salvava gentios, isto não representou a conscientização de que caberia aos crentes judeus pregar o Evangelho a estes gentios para que se salvassem.
- Embora tivessem percebido que Jesus queria salvar também os gentios, os cristãos de Jerusalém não haviam entendido que não há como ocorrer salvação se não há quem pregue, como, mais tarde, ensinaria o apóstolo Paulo (Rm.10:13,14).
- Por isso, mesmo diante da perseguição e da consequente dispersão, os crentes não pregavam o Evangelho senão aos judeus (At.11:19).
- Entretanto, alguns varões cipriotas e cirenenses, ou seja, judeus que haviam se convertido a Cristo em Chipre (terra natal de Barnabé) e em Cirene (região hoje pertencente a Líbia), ao entrarem em Antioquia, para onde haviam ido, Antioquia que era a capital romana da província da Síria, à qual pertencia a Judeia naquela época, passaram a anunciar o Senhor Jesus também para os gentios, certamente cientificados de que “até aos gentios Deus havia dado o arrependimento para a vida” (At.11:18).
- Estes anônimos crentes, assim como aqueles que haviam iniciado a pregação fora de Jerusalém, mostram-nos, com absoluta clarividência, que a obra de Deus não precisa das lideranças legitimamente constituídas pelo Senhor para se realizar.
- A expansão do Evangelho, notemos, deu seus passos iniciais não por iniciativa dos apóstolos, mas, sim, de crentes anônimos que eram, então, seguidos em seu desbravamento, pelos apóstolos, evangelistas ou diáconos.
- Evidentemente que não estamos aqui a advogar a tese dos “desigrejados”, daqueles que veem como errada a existência de igrejas locais, pessoas que estão completamente contrárias ao que ensinam as Escrituras.
- O que estamos a mostrar é que a Igreja é dirigida pelo Espírito Santo, notadamente a sua tarefa primordial, que é a pregação do Evangelho por todo o mundo a toda criatura. Em sendo assim, como ensinou o Senhor Jesus a Nicodemos, “…o que é nascido do Espírito é espírito (…) o vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (Jo.3:6,8).
- Importa que o Evangelho seja pregado a todas as nações (Mc.13:10) e se trata de um desígnio divino, de modo que não podem elementos humanos impedir a realização da vontade do Senhor (Is.43:13).
- Aqui temos um exemplo eloquente disto. O Espírito Santo tocou no coração daqueles anônimos discípulos e eles, sem que fossem orientados por qualquer autoridade humana, sem que cedessem a conceitos criados pelas mentes humanas, começaram a evangelizar os gentios em Antioquia e, “como a mão do Senhor era com eles”, Jesus começou a salvar (At.11:20,21).


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.