Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 15 de março de 2023

Subsídio Lição 12: Vivendo no Espírito


 

 

INTRODUÇÃO


- Na continuidade do estudo sobre o avivamento, veremos hoje o que é uma vida em Cristo, uma vida no Espírito Santo.
- O avivamento pressupõe uma vida no Espírito.


I – A VIDA EM CRISTO, A VIDA NO ESPÍRITO SANTO


- Estamos a discorrer neste trimestre, a respeito do avivamento espiritual, o que é e como se demonstra.
- Já na primeira lição, vimos que avivamento tem cinco significados que, levados para o aspecto espiritual, fala-nos que avivamento é vida espiritual abundante, crescimento espiritual, renovação espiritual, nitidez espiritual e agilidade espiritual.
- Portanto, o avivamento é, em todos estes aspectos, uma intensidade da vida espiritual, um nível de profundidade, de crescimento, de aumento da vida espiritual em cada salvo na pessoa de Jesus Cristo.
- Bem por isso, não se pode falar de avivamento enquanto não se tiver vida e só temos vida, espiritualmente falando, quando cremos em Jesus e nossos pecados são perdoados (Jo.5:24).
- Vida nada mais é que o estado de comunhão com Deus, estarmos em paz com Deus, unidos ao Senhor e isto somente ocorre quando nossos pecados nos são tirados, pois os pecados fazem divisão entre nós e Deus (Is.59:2).
- Quando cremos em Jesus, somos inseridos no Seu corpo (I Co.12:12), passamos a ser membros em particular do corpo de Cristo (I Co.12:27). Passamos, portanto, a “estar em Cristo” e isto significa “estar morto para o pecado e vivo para Deus” (Rm.6:11), “não andar segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm.8:1), “estar livre da lei do pecado e da morte” (Rm.8:2; Gl.2:4), “estar vivificado” (I Co.15:22), “ser nova criatura” (II Co.5:17; Gl.6:15), “ter a simplicidade” (II Co.11:3), “ser justificados” (Gl.2:17), “ser filhos de Deus” (Gl.3:26), ser “revestido de Cristo” (Gl.3:27), “ter todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais” (Ef.1:3), “ter acesso aos lugares celestiais” (Ef.2:6), “ser criado para as boas obras” (Ef.2:10).
- “Estar em Cristo” é igualmente “estar no Espírito Santo”, porque quem crê em Jesus recebe o Espírito Santo (Jo.7:38,39; Ef.1:13). O Espírito Santo é a garantia da nossa salvação (II Co.1:22; 5:5; Ef.1:14). 

- O Espírito Santo é dito ser o “nosso penhor”. Que é o penhor? É um bem que é dado em garantia de uma dívida. Se não houver o pagamento da dívida, este bem é vendido para saldar o crédito pelo credor, que fica de posse deste bem. Caso haja o pagamento da dívida, o bem é devolvido ao devedor pelo credor. Hoje em dia, isto é bem conhecido nos penhores de joias que a Caixa Econômica Federal oferece às pessoas, que tomam empréstimos, deixando suas joias em poder daquela instituição até o pagamento.
- Pois bem, Jesus prometeu nos buscar para levar às mansões celestiais, subiu ao céu e mandou o Espírito Santo para ficar conosco e habitar em nós (Jo.14:16,17) até que Ele volte para arrebatar a Igreja, ocasião, então, em que, cumprindo a Sua promessa, nós “devolveremos” o Espírito que está em nós ao Senhor Jesus e com Ele viveremos para sempre. Aleluia!
- Enquanto o credor está de posse do bem empenhado, deve cuidar dele com todo zelo, não pode perdê-lo nem dele se desfazer, sob pena de não poder ter a sua dívida satisfeita, de ter prejuízo.
- É exatamente o que ocorre com o salvo na pessoa de Jesus. Ele deve zelar para não perder o Espírito Santo, para se manter templo do Espírito Santo e ter a Sua companhia, pois para isso que o Senhor Jesus O mandou: para que ficasse conosco e habitasse em nós.
- Por isso, “estar em Cristo” é “estar com o Espírito Santo e ter o Espírito Santo em nós” e isto nada mais é que a santificação.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.