Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 30 de março de 2023

Subsídio Lição 1 - Quando a família age por conta própria

 


A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE


Depois de termos refletido sobre a necessidade de um avivamento espiritual no primeiro trimestre deste ano letivo, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus, mantendo esta tônica de preparar-nos para estes tempos finais da dispensação da graça, escolheu como tema deste novo trimestre “Relacionamentos em família: superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus”.
Após ter-nos brindado com um estudo sobre a doutrina no primeiro ano do novo
currículo e nos mostrar, no trimestre passado, a absoluta necessidade de buscarmos o poder de Deus, temos agora uma reflexão extremamente importante, relacionada com a nossa conduta em família.
O salvo na pessoa de Jesus Cristo não vive errando porque conhece as Escrituras e o poder de Deus (Mt.22:29) e esta vida que não tem o erro como elemento frequente, mas como acidente, faz com que ele se torne “luz do mundo” (Mt.5:14) e “sal da terra” (Mt.5:13), produzindo frutos de justiça (Fp.1:11), realizando boas obras, até porque fomos feitos para andar nelas (Ef.2:10).
Ocorre que o homem não vive solitariamente, foi feito para viver em comunhão com outros seres humanos e com Deus (Gn.2:18; Ap.21:3) e esta convivência com o próximo se inicia pela família, uma instituição criada por Deus para que nela o homem cumpra o propósito divino a ele estabelecido (Gn.1:27,28; 2:24).
Tem-se, portanto, que o primeiro ambiente onde devemos agir como filhos de Deus, como salvos na pessoa de Jesus, é, precisamente, a família, este grupo criado pelo próprio Deus para ali se fazer presente com a sua criatura que pôs como superior na Terra e que tanto ama e quer bem.
Pois é precisamente como deve ser este relacionamento em família que haveremos de estudar neste trimestre, um trimestre temático mas que adota um aspecto “casuístico”, ou seja, a partir de passagens bíblicas pinçadas pelo Setor de Educação Cristã da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), devidamente analisadas pelo comentarista, veremos quais as diretrizes e princípios instituídos pela Palavra de Deus para cada aspecto da vida familiar.
Sendo a base da vida em sociedade e uma instituição criada por Deus, naturalmente que a família é um dos principais alvos do inimigo de nossas almas, que tem diuturnamente lutado contra esta instituição, pois, ao atacar a família, como costumamos dizer, o diabo “não mata dois coelhos com uma cajadada só”, mas, sim, “mata todos os coelhos”, pois a destruição da família representa a destruição do indivíduo, que não consegue viver solitariamente e perde o rumo da vida com o fim de seu lar; a destruição da sociedade, porque a sociedade é formada de famílias e se desfaz com a ruína dos lares e a destruição da igreja que também é formada de famílias e que, sem elas, também fracassa.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.