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Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Subsídio Lição 09: O Avivamento Pentecostal no Brasil

 


 

INTRODUÇÃO


- O Brasil também foi atingido pelo avivamento pentecostal
- Há uma nítida vocação divina para o Brasil quanto à evangelização final da dispensação da graça.


I – AS CHAMADAS DE GUNNAR VINGREN E DE DANIEL BERG


- No estudo sobre o avivamento, veremos como o avivamento pentecostal chegou ao Brasil.
- O Brasil, principal país da América Latina, não poderia estar de fora do projeto divino de evangelização final da dispensação da graça, da “chuva serôdia”, que põe fim ao “ano aceitável do Senhor”.
- Com efeito, mesmo tendo tido uma formação romanista muito forte, pois foi a única colônia portuguesa do continente americano e Portugal sempre se destacou como uma monarquia profundamente católico romana, o Brasil, que possuía uma quase insignificante evangelização, que estava apenas começando a engatinhar na segunda metade do século XIX, foi alvo da Divina Providência que fez com que, cerca de quatro anos depois do início do avivamento da rua Azusa, chegasse até nós o avivamento pentecostal.
- O movimento do Espírito Santo não se circunscreveu ao surgimento daquela que viria a ser a maior denominação evangélica do país e uma das maiores do mundo, as Assembleias de Deus, a que, por óbvio, dedicaremos esta lição.
- É importante frisar que, antes dos missionários pioneiros das Assembleias de Deus, veio para o Brasil, igualmente por direção do Espírito Santo, o missionário ítalo-norte-americano Louis Francescon (1866-1964), que se converteu ao Evangelho em 1891 e, juntamente com uns irmãos valdenses, fundou a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana em 1901 em Chicago, no estado norte-americano de Illinois, para onde emigrara em 1890.
- Em 1903, reportando-se a uma revelação que tivera em 1894 sobre o batismo por imersão, quando estava na direção interina da igreja, acabou convidando os irmãos para o seu batismo por imersão, tendo com ele assim se batizado 18 dos 25 membros daquela igreja, tendo, posteriormente a isto, saído da igreja. 

- Em julho de 1907, Francescon é batizado com o Espírito Santo. Em 1908, Francescon convence a igreja dirigida por William Durham sobre o revestimento de poder e a igreja passa a denominar-se “Assembleia Cristã”, que, mais tarde, em 1925, viria a se tornar a “Congregação Cristã de Chicago”.
- Em janeiro de 1910, Francescon e sua esposa e Giacomo Lombardi, que havia sido curado na igreja de Chicago, e esposa, além do seis filhos, viajaram para Buenos Aires, na Argentina, onde iniciaram ali a “Assembleia Cristã na Argentina”, tendo, então, vindo para São Paulo. Lombardi voltou para a Itália e Francescon foi para Santo Antônio da Platina, no Paraná, onde 11 pessoas creram em Jesus, tendo, então, voltado para São Paulo, onde, após algumas conversões, formou a que viria a ser a Congregação Cristã do Brasil, escolhendo um ancião e retornando para os Estados Unidos, tendo visitado o Brasil desde então dez vezes. A Congregação Cristã do Brasil passou a chamar-se, posteriormente, Congregação Cristã no Brasil.

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