Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Subsídio LIÇÃO Nº 1 – O QUE É A MORDOMIA CRISTÃ




Deus é o dono de todas as coisas. O homem é apenas um administrador e deve prestar contas de todas suas ações ao Senhor.

INTRODUÇÃO

- "Mordomia" é uma palavra de origem latina que significa "o ofício do mordomo".

- "Mordomo", por sua vez, vem do latim "majordomu", que significa "o criado maior da casa", o administrador dos bens de uma casa, de uma irmandade, de uma confraria, o serviçal encarregado da administração de uma casa, o administrador de uma casa ou de um estabelecimento por conta de outrem. O homem foi colocado por Deus, na Terra, como o responsável pela sua administração (Gn.1:27).

- A doutrina da mordomia cristã, portanto, nada mais é que o estudo desta posição do homem frente a Deus e ao mundo em que ele habita e como deve ser o comportamento humano diante disto.

- Como bem definiu o Pr. Eber S. Jamil, mordomia "é o reconhecimento da soberania de Deus, a aceitação do nosso cargo de depositários da vida e das possessões, e administração das mesmas de acordo com a vontade de Deus"(Mordomia cristã. Disponível em: https://www.estudosgospel.com.br/estudo-biblicoevangelico-diversos/mordomia-crista.html Acesso em 13 maio 2019). Por isso mesmo, como bem afirmou o pastor Alexandre Coelho, atual diretor de Publicações da CPAD: " …a doutrina da mordomia traz-nos a ideia de que há um Senhor, um servo desse Senhor e entre eles um relacionamento.…"(Subsídios para Mordomia Cristã. Ensinador Cristão, ano 4, nº 16, p.36).

I - O QUE É UM MORDOMO

- Como vimos supra, mordomo é um administrador de algo alheio, ou seja, é uma pessoa que foi posta para governar bens que não são seus e que, portanto, deverá prestar contas destes bens ao seu legítimo proprietário. É alguém que está à frente de um patrimônio, de um conjunto de bens, que está encarregado de realizar tarefas para que este patrimônio seja conservado, seja mantido, seja melhorado, mas que, em virtude de ser um simples administrador, não tem domínio, senhorio sobre este mesmo patrimônio. Temos um bom exemplo de mordomo na Bíblia quando verificamos José na casa de Potifar. Ali, José tinha à sua disposição todos os bens de seu senhor (Gn.39:3-6), mas nada daquilo era seu. Esta é a posição do mordomo.

- Quando falamos, portanto, de mordomia, estamos falando desta posição de administrador, de encarregado, de responsável pela gerência de bens alheios. É preciso termos isto em mente pois, particularmente entre os brasileiros, a palavra "mordomia" acabou ganhando um outro significado. Como o administrador, o mordomo tem uma posição de superioridade, tem uma posição de mando em relação a outros servos, naturalmente que, ao longo da história da humanidade, tivesse direito a certas vantagens e benefícios.

- Assim, por exemplo, é comum, na área rural, que o administrador de fazendas (que é um mordomo) tenha uma casa diferente e melhor da dos outros empregados. Por isso, estas vantagens que se dão a tais administradores, por causa de sua posição, passaram a ser chamadas de "mordomias" e, por isso, a palavra passou a ter como significado "vantagens, benefícios", mas não é este o significado próprio da palavra "mordomia".


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.