Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

segunda-feira, 15 de julho de 2019

SUBSÍDIO LIÇÃO Nº 3 – A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO





INTRODUÇÃO

- Já vimos na lição passada que o homem é uma triunidade, residindo aí um dos aspectos da sua posição de imagem e semelhança de Deus, a saber, corpo, alma e espírito. Esta é a chamada doutrina tricotômica, que é a que tem respaldo bíblico, já que a visão dicotômica, como visto na mencionada lição, resulta da influência de conceitos filosófico-religiosos alheios às Escrituras e que, por isso mesmo, foi adotada pela Declaração de Fé das Assembleias de Deus.

- A alma e o espírito formam o "homem interior" (Rm.7:22; Ef.3:16), a chamada " parte imaterial" do homem, pois esta parte do homem não é constituída de matéria, como o corpo. Foi esta parte que trouxe vida ao homem, como se vê em Gn.2:7.

- Alma e espírito são inseparáveis, embora sejam coisas distintas, conforme se observa, claramente, em passagens bíblicas como Hb.4:13 e I Ts.5:23. Assim, quando ocorre a morte física (ou seja, a separação do corpo), enquanto o corpo volta à terra, alma e espírito são levados à presença do Senhor (Ec.12:7), para se submeterem a um juízo provisório (Hb.9:27), até o momento do julgamento definitivo, seja no tribunal de Cristo, se for integrante da igreja; seja no juízo do trono branco, se não o for.

I - OS SIGNIFICADOS DA ALMA HUMANA

- A palavra " alma", como a maioria das palavras, é " plurívoca", ou seja, tem muitos significados. Assim, não podemos deixar de observar que nem sempre a palavra "alma", quando se encontra na Bíblia Sagrada, quer dizer a mesma coisa, variando de passagem para passagem, até porque sabemos que o texto bíblico foi escrito, primeiramente, em três línguas (hebraico e alguns trechos em aramaico - Antigo Testamento e grego

- Novo Testamento), por pessoas de diferentes classes sociais e em diversas circunstâncias e épocas, o que faz com que o significado de alguns termos tenham se alterado ao longo dos anos e tempos. Isto ainda acontece nos nossos dias, tanto que, naturalmente, quando falamos "A propaganda é a alma do negócio", "não acredito em almas penadas" ou " a minha alma tem sede de Deus", evidentemente não estamos dando à palavra "alma" o mesmo significado.

- Um primeiro significado da palavra "alma" é o de " essência da vida", " base da vida". Neste significado, a palavra "alma" sempre se refere à essência, à própria vida. A alma, então, seria o próprio núcleo do ser humano, a sua individualidade, a sua própria existência enquanto ser vivente. Este é o significado que adotaremos de alma em nosso estudo. A alma é a parte do homem que o torna diferente de todos os demais, que o torna distinto dos demais seres, humanos ou não. Na alma, estão a nossa personalidade, os nossos sentimentos, a nossa vontade e o nosso entendimento. Uma pessoa é diferente da outra por causa da sua alma, da sua "essência", da sua "base" . É neste significado que podemos dizer, como o salmista, "A minha alma tem sede de Deus" .



Para continuar a ler, clique no link abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.