Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Subsídio Lição 8 - Nossa luta não é contra carne e sangue



INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo sobre a batalha espiritual, começaremos a analisar a passagem mais explícita a respeito dela, constante de Ef.6:10-18.
- A primeira afirmação que o apóstolo Paulo faz de tal batalha é que ela é espiritual, ou seja, não é “contra carne e sangue”.

I – O CONTEXTO DA EXPLICITAÇÃO DA BATALHA ESPIRITUAL

- Desde o início do trimestre, estamos a dizer que o texto mais explícito a respeito da batalha espiritual se encontra em Ef.6:10-18, quando o apóstolo Paulo nos fala de uma luta que o salvo terá contra as hostes espirituais da maldade e, inclusive, descreve qual a armadura de Deus com a qual temos de nos revestir para sermos vencedores nesta guerra.
- Torna-se, então, necessário saber em que contexto exsurge este tema na epístola aos efésios, porquanto sabemos, claramente, que não se pode interpretar o texto bíblico fora do contexto.
- A perícope, ou seja, o texto completo, com começo, meio e fim, retirado das Escrituras começa com a expressão “no demais, irmãos meus”, expressão que revela que o apóstolo iniciava a conclusão da sua epístola.
- A epístola aos efésios é uma das chamadas “epístolas da prisão”, pois foi escrita pelo apóstolo enquanto ele se encontrava preso em Roma, a sua primeira prisão, da qual ele saiu livre (cfr. Fp.2:24). Éfeso era a principal cidade do Império Romano depois de Roma, naquela época, e o apóstolo tinha ali feito um trabalho extraordinário, que durou cerca de três anos (At.20:31), tendo sempre um cuidado com esta igreja, a ponto de, na sua viagem a Jerusalém, onde viria a ser preso, ter feito questão de se encontrar com os obreiros de lá
(At.20:17).
- Nesta carta, o apóstolo procura fazer um retrato do que é a Igreja, para que os efésios bem soubessem o que significava ser cristão e, depois de uma exposição doutrinária, fala da prática cristã, demonstrando que o comportamento do salvo é diferente daquele do incrédulo.
- Assim, depois de discorrer sobre esta parte prática, o apóstolo inicia a conclusão da epístola, dizendo que, “no demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder” (Ef.6:10).



Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.