Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Subsídio Lição 12 - Esperando, mas trabalhando no reino de Deus


Resultado de imagem para trabalhando no reino de Deus

INTRODUÇÃO

- Depois de termos estudado as chamadas “parábolas do reino de Deus”, estudaremos mais duas parábolas que dizem respeito ao serviço exigido de cada filho do reino: as parábolas dos talentos (Mt.25:14-30) e das minas (Lc.19:11-27), que, por sua mensagem, chegaram mesmo a serem consideradas, por alguns estudiosos, como versões de uma mesma parábola de Jesus.
- Em ambas as parábolas, o Senhor Jesus enfatiza o aspecto de que os salvos, mais do que os demais homens, devem ter consciência de que são mordomos de Deus e, como tal, devem servir a Deus, cumprindo os Seus propósitos. Quem não vive para servir, não serve para viver.

I – AS CIRCUNSTÂNCIAS DAS PARÁBOLAS DOS TALENTOS E DAS MINAS E AS PARÁBOLAS PROPRIAMENTE DITAS

-
A parábola dos talentos é mencionada apenas por Mateus e incluída no sermão escatológico de Jesus.
Como já temos vistos nas lições anteriores deste trimestre, o evangelista Mateus reuniu as parábolas em grupos, sem muita preocupação cronológica, dentro de um estilo tipicamente judaico de redação, como o demonstram os escritos hebraicos contemporâneos relativos à tradição oral judaica. Assim, não é desarrazoado entender que a colocação de parábolas no sermão escatológico de Jesus não queira significar que Jesus a tenha proferido no final do Seu ministério. Os dois principais sermões de Jesus constantes deste evangelho estão permeados de parábolas, a reforçar esta suposição. De qualquer maneira, a parábola dos talentos encontra-se inserida nos ensinos de Jesus a respeito da Sua vinda, tendo o objetivo de mostrar aos Seus discípulos a necessidade da fidelidade e da diligência na obra de Deus como aspectos da vigilância exigida para o Seu retorno.

- A parábola das minas é mencionada apenas por Lucas e há quem entenda que seja uma versão da parábola dos talentos. Assim, porém, não entendemos porquanto, ainda que a mensagem seja muito similar em ambas as parábolas, não é este o único caso em que Jesus usa de parábolas distintas para transmitir mensagem muito semelhantes, como, aliás, observamos ao longo das chamadas “parábolas do reino de Deus”. Mas o mais importante é que, na parábola das minas, há nuanças diferentes, como ocorreu com a parábola do joio e do trigo e a parábola da grande rede, o que nos permite afirmar que se trata de duas parábolas distintas.

- A parábola das minas foi proferida por Jesus quando o Senhor deixou Jericó e se dirigiu para Jerusalém, onde participaria de Sua última páscoa e daria a Sua vida para salvar a humanidade. Lucas, ao contrário de Mateus, tem nítidas preocupações cronológicas e situa bem a ocasião em que esta parábola foi proferida, num instante em que os discípulos estavam esperançosos com relação à manifestação do reino de Deus


 Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.


https://drive.google.com/file/d/1ZeaBRHNA3b_Wuj0ahSzkT6Gssun0mJ58/view?usp=sharing


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.