Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Subsídio Lição 10 - Precisamos de vigilância espiritual


INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo das parábolas, estudaremos a parábola dos dois servos, registrada em Mt.24:45-52.
- A vigilância é primordial para alcançarmos a glorificação.

I – AS CIRCUNSTÂNCIAS DA PARÁBOLA E A PARÁBOLA PROPRIAMENTE DITA
- Na sequência do estudo das parábolas, estudaremos a parábola dos dois servos, registrada em Mt.24:45-51, uma das parábolas exclusivas do evangelho segundo Mateus.
- Esta parábola foi proferida no sermão escatológico ou profético de Jesus, sermão proferido logo após os discípulos terem provocado o Senhor a respeito da beleza e majestade do templo de Jerusalém, quando Cristo lhes disse, para espanto deles, que não ficaria pedra sobre pedra que não fosse derribada daquela edificação que tanto orgulho dava aos judeus (Mt.24:1,2).
- Diante de tal declaração, o Senhor, então, é indagado pelos discípulos, quando já se encontrava no monte das Oliveiras, quando aconteceria o que Ele havia profetizado e que sinal haveria da vinda d’Ele e do fim do mundo (Mt.24:3), ocasião, então, em que Jesus começa a revelar os fatos que ocorreriam no final dos tempos.
- Depois de dizer que coisas deveriam ocorrer, o Senhor Jesus fez questão de deixar duas coisas bem claras aos Seus discípulos: primeiro, de que ninguém poderia dizer a data da Sua volta; segundo, que era necessário ser vigilante para não ser surpreendido com este episódio.
- Jesus rememorou o episódio do dilúvio, onde, apesar de Noé ter pregado por pelo menos cem anos, toda aquela geração ficou indiferente ao aviso divino, tendo ficado despercebidos, o que resultou na morte de toda aquela gente (Mt.24:37-39).
- Assim, é necessário estar preparado, pois ninguém sabe quando o Senhor voltará e há um grande risco de se estar na mesma situação de despercepção que resultou na perdição da geração antediluviana. Por isso, o Senhor enfatizou a necessidade de vigiar e estar apercebidos, porque o Filho do homem haveria de vir à hora em que não se pensar (Mt.24:42-44).
- É neste contexto da necessidade da vigilância para obtenção da salvação, para a recepção da graça de Deus oferecida a todos quantos crerem, que o Senhor, então, conta a parábola dos dois servos, que mostra, assim, a partir de um fato corriqueiro do cotidiano, a verdade espiritual de se estar vigilante. Portanto, com esta parábola, estamos a aprender sobre a indispensabilidade da vigilância em nossa vida espiritual.


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.