Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dinâmica Lição 13: José, a realidade de um sonho (Adulto)



Durante várias postagens, sugeri, para a conclusão do trimestre, que vocês fizessem uma Mostra Cultural sobre os temas do livro de Gênesis estudados nas lições. Caso tenha havido esforços para esta atividade, vejam com os demais professores e superintendência qual o melhor momento para cada classe visitar a exposição dos trabalhos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Árvore do Sonho

Objetivo: Refletir sobre a importância de cada indivíduo ter sonhos, projetos e procurar concretizá-los sob a vontade de Deus.

Material:
 1/2 folha de papel ofício e caneta.

Procedimento:
- Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles desenhem uma árvore com raízes a mostra, semelhante a figura ao lado.
É comum os alunos dizerem que não sabem desenhar, então mostre o seu desenho, porém se você for desenhista procure simplificá-lo.
- Agora, solicitem o seguinte:
Na copa da árvore: escrever um sonho, um desejo, um objetivo ou um projeto de vida que pretende realizar.
Uma boa parte dos alunos afirmará que não sabe o que escrever. Isto acontece porque muita gente não tem visão de futuro, não projeta algo para suas vidas. Mas não desanime! Comece a dar exemplos: obter aprovação no fim do ano, boa nota no ENEM, comprar um objeto etc.
 Ao lado das raízes: escrever em que está firmado.
Você pode fazer as seguintes indicações: firmado em Deus, na Palavra dEle, apoio da família e dos amigos, na capacidade que Deus dar de estudar e realizar ações, ou ainda na perseverança, autoestima elevada etc.
No tronco da árvore: escrever algumas ações para concretizar o que foi sonhado, projetado.
- Para concluir, leiam Sl 1. 1 ao 3:
 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”.


Por Sulamita Macedo.

2 comentários:

  1. A Escola Bíblica Dominical é o que tenho de mais precioso na semana. Desde que me converti, aos 9 anos de idade, que frequento a Escola Dominical. É onde aprendo e ensino, vez que já há uns 30 anos que leciono. Já aprendi para a vida, bem como para a Esperança do Futuro: MORAR COM CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir

Faça sua pergunta.