Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Ideias para EBD


Idéias Para tornar uma EBD ainda melhor!!!
Escala de Professores,      Plano de Aula,   Café dominical,   Ficha de inscrição,  Certificado,  Formatura,  Bazar de Brinquedos, Medalha de frequência, Reunião trimestral, Desafio
Todo trabalho de EBD precisa primordialmente ser feito com amor, zelo, muita dedicação e perseverança, nem sempre tudo que planejamos, investimos e acreditamos trará resultados imediatos, mas é necessário saber que tudo que fizermos, fazemos como para o Senhor... e ao seu tempo colheremos os resultados e se não for nesta vida, será lá no céu...

Escala de Professores:

Ter uma escala de Professores para cada classe da EBD, proporcionara uma diversificação no método de ensino, o que fará com que os alunos tenham maior interesse e curiosidade para cada aula.
Quando temos um único professor para uma classe, isto acaba com o tempo desmotivando o próprio professor a preparar aulas mais dinâmicas e interessantes, tendo em vista que sempre é ele quem vai estar com os mesmos alunos, a ideia de se ter uma escala (diversificando os professores) fará com que cada professor se esforce mais para ministrar as aulas, porque o professor sempre vai indagar, se eu não tiver uma aula bem elaborada os alunos vão preferir a aula dos outros professores e ao mesmo tempo o próprio professor terá um tempo para assistir as aulas em sua classe como aluno. Todos ganham, os alunos, os professores, a Igreja. Com a criação da Escala de professores, tombem torna-se possível a utilização dos professores que antes davam aula em uma única classe para ministrarem também em outra/s classes, temos assim uma rotatividade de conhecimento, experiências e expectativas.

Tenha uma Equipe:

Com certeza a coisa mais importante em um trabalho, é ter uma equipe e saber coordenar as pessoas tirando o bom proveito que elas têm para oferecer, uma ideia básica, mas bem funcional de uma equipe atuando na EBD seria:
 
Coordenação de Alunos,
Tesouraria,
Secretaria,
Ministério do lanche,
Coordenação pedagógica,
Professores
E ter uma biblioteca
Está disponível algumas imagens no link:
http://www.youblisher.com/p/1197664-Equipe-EBD/
como funcionaria cada função dentro da equipe.

Plano de Aula:
Planejamento conceito
Conceito
Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar.
Planejamento de ensino
Consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar os objetivos propostos.



Palavras de Jesus sobre Planejamento
“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” 
Lucas 14:28-30

Em nossa congregação colocamos como obrigatório para cada Professor fazer e enviar por e-mail o planejamento da aula que será ministrada, isto além de tornar uma aula PLANEJADA, de certa forma “obriga” os professores a estudarem para dar a aula, ocorreu em algumas aulas que nossos alunos reclamaram que haviam professores que “APENAS” liam a revista e que ficava claro que não estudavam para ministrar a aula, despejando assim qualquer assunto e desperdiçando um tempo valioso de ensino da Palavra de Deus.

Café Dominical:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZEgvZsA8UVn7pI411dCjTen6BOdBDHKXNwqcn9yhjZxCHVWmdoN0b7JX-WSMlIEx48RXmLfcwJn6vvIZsGGOau45ZpKMfINKjwLaNsKRyIH-qkvLtbfgxx1F024t16d5LDFYJpDiG790/s1600/Elegant-cafe-menu-price-list-vector-material-26355.jpg
Um incentivo para atrair novos alunos e firmar aqueles que tem uma frequência irregular.
O objetivo do Café dominical, além de nos confraternizarmos, é fazer com que os alunos não percam tempo ou deixem de vir a EBD porque não tomaram café em casa e não tenham que levantar para preparar um café, basta apenas se arrumar e vir para EBD que terá um café gostoso e quentinho a sua espera, esta é uma iniciativa quem vem dando certo em nossa EBD, além de conseguirmos novos alunos, aumentou a frequência e ainda aumentaram as ofertas, os alunos gostaram tanto do café que sempre nos procuram para dar uma oferta exclusiva para o café, além de se oferecerem para trazerem bolos, tortas, salgados etc... sempre fazemos café com leite, salada de frutas, café preto, suco, pão com patê ou torta salgada e bolo doce, fazemos isto sempre 15 minutos antes do inicio da EBD.

Medalha de frequência:
Uma ideia que surgiu recentemente, mais que agradou a muitos, mandamos confeccionar medalhas próximo ao encerramento do trimestre para aqueles que não tiveram nenhuma falta durante o trimestre, é um premio para incentivar a frequência constante na EBD e presentear aqueles que conseguiram tal feita, não vale nenhuma falta, nem mesmo as justificadas, esta premiação é para aqueles que tiveram 13 presenças consecutivas. Na medalha está a logo de nossa EBD e escrito sou 100% Frequência.
Bazar de brinquedos:
É uma forma de motivar as crianças a participarem da EBD com Ofertas, presença, responsabilidade trazendo seus materiais etc.. para cada item nós damos a cada criança uma quantia de dinheirinho de mentira, este dinheirinho fica guardado em um envelope com o nome da criança, ao final do trimestre nós compramos brinquedos e materiais de papelaria e coisinhas que crianças gostam, colocamos preço em tudo, fazemos duas filas e de dois em dois as crianças vão até o bazar escolhem o que querem comprar, pagam com o dinheirinho que tem e voltam para o final da fila, e assim vai até que o dinheiro delas acabem, esta ideia é muito legal e as crianças gostam muito e se dedicam durante todo o trimestre para juntar dinheirinho.
Certificado:
Fazemos um certificado para cada aluno da EBD que teve uma frequência de 75% durante o trimestre, além de ser um incentivo de participação, nós divulgamos a EBD para que os membros que não são alunos, tenham vontade de participar da EBD, uma vez que esta entrega dos certificados e das medalhas é feito no culto ade domingo a noite.



Ficha de inscrição:
Criamos uma ficha de inscrição para todos os alunos da EBD, e só incluímos na chamada quem trazer a ficha preenchida, o objetivo de se ter uma ficha de Matricula é ter todos os dados de nossos alunos, com isso podemos presentear os aniversariantes, podemos ligar para aqueles que tem mais de três faltas no trimestre, podemos fazer uma visita, tudo porque temos todos os dados, criamos uma planilha e compilamos estes dados em planilha para facilitar a utilização destes dados.


Formatura:
Uma maneira de incentivar os alunos a se manterem fiéis a EBD e também fazer com que os membros tenham o desejo de participar da EBD, é realizar no final do ano uma formatura com todos os alunos, nesta formatura será um culto de ações de graça pelo ano que foi aprendido, será designado uniforme, diploma e solenidade alusiva a formatura e também algumas premiações como: aluno destaque e professor nota 10.




Reunião Trimestral:

Todo final de trimestre, realizar uma reunião com toda equipe da EBD, preparar um café caprichado para manter a equipe motivada e valorizada, nesta reunião abordar assuntos de valorização da EBD, apresentar novas ideias e objetivos para equipe e discutir sobre o aproveitamento do trimestre que se encerrou, pontos em que fracassamos, o que está bom e o que vamos fazer para melhorar, são assuntos importantes para que a EBD sempre melhore.
Desafio:

O desafio é uma ideia nova, que deve ser amadurecida ainda. O desafio tem como objetivo proporcionar ao aluno uma atividade prática da aula que será ministrada, o professoro junto com a coordenação elabora uma certa atividade relacionada com o tema da aula, exemplo: o tema da aula é: Amor ao próximo, o professor var trazer uma semana antes da sua aula um desafio para que cada aluno fale ao menos para uma pessoa desconhecida sobre Jesus e a ajude de alguma forma (pode ser com roupa, alimento etc..) e trazer um relato da experiência na aula. Durante a aula será cedido para cada aluno um tempo para relatar como foi a experiência, esta ideia e trazer a parte prática de cada aula e não ficarmos apenas nas teorias.
Aqui algumas dicas, quem puder e tiver idéias criativas e iniciativas de sucesso, por favor mande para nós, a troca de experiências é sempre muito valioso e frutífera...

7 comentários:

  1. Sou superintendente de congregação. E estava pensando em algo desse tipo para a nossa EBD e achei o modelo ideal. Parabéns. Vai servir para muitos amantes da EBD.
    Robson Sena

    ResponderExcluir
  2. A Paz!!..Muito bom mesmo, ou seja, ótimo!!!..melhor do que qualquer livro essas Dicas!!!..comecei a implantar algumas dessas dicas na EBD e funcionou muito!!..que Deus vos abençoe,pois juntos somos mais no Reino de Deus!!

    ResponderExcluir
  3. A paz.
    Por acaso vcs não teria esse certificado trimestral para vender não?

    ResponderExcluir
  4. Irmão queridos estava procurando alguma idéia para EBD e vocês me ajudaram muito Deus abençoe vocês foi boa estas idéias que os irmão compartilham conosco

    ResponderExcluir
  5. A ideia do certificado é muito boa, já fiz isso em minha congregação e deu resultados, quanto a medalha onde consigo?

    ResponderExcluir
  6. sou professor da classe de adolescentes na minha congregação em Campina do Siqueira e implantamos uma gincana a cada aula com valor de zero a 10 pontos, sobre o assunto da semana. uma vez por mês fazemos o café da manhã antes do início e uma vez por mês fazemos um trabalho de pesquisa para os alunos apresentarem. No final do trimestre todos os adolescentes apresentarão um trabalho nos moldes escolares trazendo um apanhado de tudo q foi aprendido durante o trimestre. Lendo aki as dicas gostei da idéia da medalha da frequeência e vou implantar também

    ResponderExcluir
  7. cadastro de aluno ebd

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219629476-sistema-escola-biblica-dominical-_JM?quantity=1

    ResponderExcluir

Faça sua pergunta.