Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Subsídio Lição 2 - O livro de Rute

 


INTRODUÇÃO


- Iniciando o estudo dos “dois livros femininos” da Bíblia Sagrada, começaremos pelo livro de Rute.
- O livro de Rute comprova a providência divina no estabelecimento da família do Messias


I - VISÃO PANORÂMICA DO LIVRO DE RUTE


- Conforme vimos na lição introdutória, neste trimestre teremos um trimestre bíblico, em que estudaremos dois livros das Escrituras, os dois “livros femininos”, já que são livros cujo título é de uma mulher, mulheres que são as protagonistas das narrativas de ambos os livros, que são os livros de Rute e de Ester.
- Estes dois livros, além de pertencerem ambos ao Antigo Testamento, estando, por isso mesmo, relacionados diretamente com a história do povo de Israel, a propriedade peculiar de Deus dentre todos os povos (Ex.19:5), para que, por meio dele, viesse o Salvador da humanidade (Jo.4:22), são do grupo dos chamados “livros históricos”, ou seja, livros cujo objetivo é narrar fatos, acontecimentos que expliquem a convivência entre o Senhor e a nação que formou para ser Seu reino sacerdotal e povo santo (Ex.19:6).
- O objetivo do trimestre é mostrar, através destes dois livros, o governo de Deus sobre o mundo e o Seu cuidado para com a família, dando-nos uma clara visão de que o Senhor fez do homem um ser social para que, com base na família, formasse uma sociedade, ou sociedades onde o nome do Senhor fosse glorificado.
- O primeiro destes dois livros a ser estudado é o livro de Rute, não só por uma questão cronológica, mas também pelo fato de o objeto da narrativa é a formação da família que seria a família real de Israel, a casa de Davi, a família escolhida por Deus não só para governar o Seu povo, uma vez escolhida pelos israelitas a monarquia como forma de governo, mas também para dela vir o Messias, que forçosamente tinha de ser da linhagem real de Israel.
- Assim, além do aspecto cronológico, temos que Rute mostra como é a partir da família que se pode estruturar uma sociedade e que temos de ter uma família temente a Deus para que venhamos a ter uma sociedade temente a Deus.
- Não é por outro motivo que, ao longo da história da humanidade, o inimigo de nossas almas tem se esforçado para destruir a família e, deste modo, cumprir o seu desiderato homicida desde o princípio (Jo.8:44)

 Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.