Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Subsídio Lição 1 - Duas importantes mulheres na história de um povo

 LIÇÃO 01 – Duas Importantes Mulheres na História de um Povo (SUBSÍDIOS) -  Subsídio EBD - ADULTOS E JOVENS

 

 INTRODUÇÃO


- Estudaremos neste trimestre letivo dois livros das Escrituras: Rute e Ester.
- Rute e Ester são duas mulheres que foram fundamentais para os desígnios divinos para com Israel.


I – A DIGNIDADE DA MULHER


- Uma das grandes mentiras que se espalham no mundo a respeito da Bíblia Sagrada é a que a apresenta como um livro “machista” e “misógino”, que desconsidera a figura da mulher, fruto de uma cultura “patriarcalista”. Nada mais enganoso, porém.
- Já no relato da criação, vemos como o Senhor teve o mesmo cuidado e zelo para criar tanto o homem quanto a mulher. Deus quis que o ser humano fosse sexuado e que, por meio da procriação, fosse partícipe da criação da humanidade com Ele sobre a face da Terra (Gn.1:26-28; 2:24).
- Deus cuidava de ambos independentemente do sexo de cada um, tratando-os igualmente embora fossem eles diferentes entre si, até pela forma da criação. À mulher, inclusive, destinou a maternidade, o ápice da feminilidade, tanto que a primeira mulher foi chamada de “Eva”, por ser, precisamente, a “mãe dos viventes” (Gn.3:20).
- A maternidade, inclusive, foi apresentada como o instrumento pelo qual a mulher se redimiria da queda que ocasionara à humanidade, pois o Salvador seria, sobretudo, a “semente da mulher” (Gn.3:15), ou seja, se por meio da mulher se trouxe o pecado aos seres humanos, também por meio de uma mulher viria o Salvador que nos traria de volta à comunhão com o Senhor (Gl.4:4).
- Não foi sem motivo, aliás, a alegria de Eva quando teve seu filho Caim (Gn.4:1), pois via como, tornando-se mãe, já se apresentava como instrumento para que o Senhor cumprisse a Sua promessa de salvação da raça humana.
- Tem-se, pois, nitidamente que, em momento algum nas Escrituras, há qualquer papel subalterno, desprezo ou menosprezo para com as mulheres, mas, pelo contrário, Deus sempre considerou o importante papel da mulher na história humana.
- Verdade é que o Senhor fez questão de mostrar à mulher os efeitos que ocorreriam por causa da queda. A escravidão do pecado traria para a mulher não só a multiplicação de dores na conceição, mas, também, uma inferiorização social diante dos homens, ou seja, o sistema gerado pelo pecado, o mundo, que jaz no maligno (I Jo.5:19) e que não tem o amor do Pai (I Jo.2:15-17), traz um peso de inferiorização, desigualdade e injustiça à mulher, algo que não é querido por Deus e nem mantido onde o Senhor passar a reinar.
- Notemos, aliás, que, por ocasião do dilúvio, foram salvos igual número de homens e de mulheres (Gn.8:18; I Pe.3:20).
- O Senhor, portanto, ao executar o Seu plano de salvação, mostra toda a Sua fidelidade e imutabilidade, tratando homens e mulheres igualmente, como também preservando as instituições que criou, a começar da família.

 Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.