INTRODUÇÃO
- Encerrando o estudo sobre as missões transculturais, abordaremos hoje a relação entre missões e a volta do Senhor Jesus. - Missões leva-nos a desejar a volta do Senhor Jesus.
I – A PREGAÇÃO DO EVANGELHO TEM ELEMENTO ESCATOLÓGICO
- Concluindo o estudo sobre missões transculturais, trataremos hoje do relacionamento entre as missões e a volta do Senhor Jesus. - Num primeiro instante, quando se fala nos acontecimentos últimos da história da humanidade, cuja doutrina é chamada de “escatologia” (doutrina das últimas coisas), tem-se a impressão de que se trata de assunto profundo, referente a profecias bíblicas e que trariam apenas um conhecimento maior à Igreja, preparando-lhe melhor para sua vida cristã. - Dentro deste pensamento, a perspectiva das últimas coisas, que se iniciam com o arrebatamento da Igreja, seria um elemento que não precisaria estar presente na pregação do Evangelho ou, quando muito, um aspecto secundário, já que o importante é falar que Jesus salva, que é necessário o arrependimento e a confissão dos pecados a fim de se obter a vida eterna. - Aliás, dentro deste contexto, não são poucos os que cristãos se dizem ser que evitam abordar temas escatológicos, inclusive até não querendo estudá-los, precisamente porque há muita controvérsia sobre o assunto (e não é para menos pois é a parte doutrinária que ainda não se cumpriu, que se encontra ainda no campo da predição) e porque seria “assunto irrelevante para a salvação”. - Tal pensamento, conquanto se possa dizer que seja não só presente mas até predominante entre os cristãos (e, até o avivamento pentecostal, hegemônico até), não corresponde ao que encontramos na Bíblia Sagrada. - O primeiro profeta a ser levantado para conclamar o povo ao arrependimento, Enoque, já trouxe uma mensagem escatológica, referente ao juízo divino sobre os impenitentes (Jd.14,15), no que foi seguido por seu bisneto Noé (II Pe.2:5), tendo o próprio Senhor Jesus lançado em rosto, no Hades, a incredulidade daquela geração (I Pe.4:19,20).
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