Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Subsídio Lição 10: O Desafio da Janela 10/40


 

 

INTRODUÇÃO


- Na continuidade do estudo sobre as missões transculturais, abordaremos hoje o desafio da janela 10/40.
- A janela 10/40 é um exemplo eloquente de quanto ainda precisa ser feito em termos de missões transculturais


I – O QUE É A JANELA 10/40


- Faz quase dois mil anos que o Senhor Jesus mandou que os Seus discípulos pregassem o Evangelho por todo o mundo a toda criatura.
- Como nascemos em um país de cultura cristã, como é o Brasil, que, desde o início de sua história, esteve vinculado à “civilização cristã ocidental”, temos a falsa impressão de que o nome do Senhor Jesus é conhecido de todo o mundo e que não há mais lugar no planeta que não tenha sido evangelizado.
- Entretanto, não é esta a realidade. Quando se analisam os dados existentes, vemos que boa parte da Terra não tem a pregação do Evangelho e que milhões e milhões de pessoas não têm conhecimento de que Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e brevemente voltará.
- Ainda que os que se dizem cristãos, nas mais variadas vertentes e segmentos, constituam, ainda, a maior parcela da população, as estatísticas mostram que 31,5% da população poderia assim ser chamada, o que revela, de pronto, que menos de um terço da população mundial professaria a Jesus Cristo, o que é uma proporção inferior aos dos anjos caídos…
- E isto porque estão sendo contados como “cristãos” todos os segmentos que assim denominam, a começar da Igreja Romana, o que faz com que este número, ainda que diminuto, está a superdimensionar, e muito, os que são realmente cristãos, os que pertencem à Igreja.
- Os dois países mais populosos do mundo, China e Índia, têm reduzido número de cristãos. Entre os chineses, o número de cristãos seria de cerca de 97 milhões, o que representa 7% da população; entre os indianos, o número de cristãos é de cerca de 2% da população. Assim, só nestes dois países se verifica quanto ainda se carece de evangelização …, não cansando de lembrar que, neste número, estão todos os segmentos religiosos sedizentes cristãos. - Só estes dados mínimos já mostram como há muito o que fazer em termos de evangelização do mundo, que o Pacto de Lausanne, documento firmado num congresso mundial de evangelização naquela cidade suíça em 1974, muito bem definiu como sendo “a tarefa inacabada da evangelização”.
- Em termos de evangelização, podemos dizer que estamos como estava Israel, após seis anos de conquistas na Terra Prometida (segundo os cronologistas bíblicos Edward Reese e Frank Klassen, a conquista de Canaã, sob o comando de Josué, durou de 1422 a 1416 a.C.), quando o texto sagrado diz que “muitíssima terra ficou para possuir” (Js.13:1).
- “Muitíssima terra” ainda carece de ouvir a mensagem do Evangelho, estamos bem distantes do alvo estabelecido pela Grande Comissão, que é “todo o mundo”, “toda criatura”.
- Como afirma o Pacto de Lausanne, no seu item 6: “…Cristo envia o Seu povo redimido ao mundo assim como o Pai O enviou, e que isso requer uma penetração de igual modo profunda e sacrificial. Precisamos deixar os nossos guetos eclesiásticos e penetrar na sociedade não-cristã. Na missão de serviço sacrificial da igreja a evangelização é primordial. A evangelização mundial requer que a igreja inteira leve o evangelho integral ao mundo todo.…”
- Embora seja inegável o grande avanço que a evangelização mundial teve a partir do início do avivamento pentecostal, ainda “muitíssima terra ficou para possuir” e mister que se altere esta desalentadora situação.
- Dentro deste estado de coisas, surgiu a constatação de que, particularmente, uma área do globo terrestre é extremamente carente de evangelização, a área situada entre os paralelos 10 e 40 Norte, entre os oceanos Atlântico e Pacífico, ou ainda desde o leste do continente africano até o oeste da Ásia, a que denominou “janela 10/40”.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.