Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Subsídio Lição 05: Uma Perspectiva Pentecostal de Missões


 

 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo das missões transculturais, veremos hoje as missões sob a ótica do Espírito Santo.
- As Escrituras mostram-nos, com absoluta clareza, que o modelo bíblico da evangelização depende da atuação plena do Espírito Santo, em especial do batismo com o Espírito Santo.


I - A OBRA MISSIONÁRIA ESTUDADA A PARTIR DA VIDA DO APÓSTOLO PAULO


- A Igreja existe para pregar o evangelho a toda criatura (Mc.16:15) e para promover o aperfeiçoamento dos crentes (Ef.4:11,12). Esta é a razão de ser da Igreja e tudo o que se realizar, no meio do povo de Deus, jamais pode deixar de buscar estes objetivos traçados pela cabeça da Igreja, que é o Senhor Jesus (Ef.5:23).
- Esta tarefa só é possível, porém, se, ao lado da pregação do Evangelho, haja a indispensável atuação do Espírito Santo, pois é Ele quem convence o pecador do pecado, da justiça e do juízo (Jo.16:8). Se não houver quem pregue, não haverá quem se converta, mas também impossível é a conversão sem que haja o convencimento do Espírito Santo (Rm.10).
- Para que os discípulos pudessem cumprir esta tarefa, Jesus, Aquele que fez esta determinação, ainda mandou que aguardassem o revestimento de poder (Lc.24:49). Deste modo, é o próprio Jesus quem estabeleceu a necessidade e a indispensabilidade do batismo com o Espírito Santo para que se realize a obra missionária. Se Jesus assim determinou, quem somos nós para questionar isto?
- Ao Se humanizar, Jesus assumiu a forma de servo em toda a sua plenitude (Fp.2:7), o que significa dizer que, assim como os seres humanos, submeteu-se à ação do tempo e se sujeitou à morte física, se bem que, neste caso, a morte seria vicária, ou seja, em substituição aos demais homens (Rm.5:8), uma vez que não havia pecado para, merecidamente, submeter-se a esta circunstância.
- Dentro deste estado de coisas, Jesus teve, necessariamente, de exercer um ministério terreno temporário, sujeito ao tempo, já que, como Emanuel (Deus conosco), entre nós, não poderia ficar eternamente. Resulta daí, portanto, a necessidade de constituir um grupo de homens e mulheres que, entre os homens, no mundo, continuassem, através dos séculos da dispensação da graça, graça esta trazida pelo próprio Jesus (Jo.1:17), a obra do Senhor, mediante a pregação do evangelho, a boa-nova de que Deus está disposto a perdoar os pecados

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.