Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Subsídio Lição 02: Missões Transculturais: A sua Origem na Natureza de Deus

 


 

INTRODUÇÃO

 
- A mensagem da salvação é para toda a humanidade.
- O caráter universal da mensagem da salvação decorre da própria natureza divina.


I – O PROTOEVANGELHO
- Na continuidade do estudo sobre a pregação do Evangelho sob o enfoque etnocêntrico, estaremos a observar que a pregação do Evangelho teve início com o próprio Deus, daí porque, como dissemos na lição anterior, ser uma tarefa que o homem, por si só, não pode exercer, a menos que tenha a direção, orientação, cooperação e companhia do próprio Senhor, já que se trata de uma tarefa que era inicialmente divina.
- Vimos, na lição anterior, que a salvação da humanidade já havia sido prevista por Deus desde a fundação do mundo. Dentro de Sua presciência, de Sua onisciência, antes mesmo de criar todas as coisas, o Senhor já sabia que o homem haveria de pecar e que necessitaria ser salvo, para voltar a ter comunhão com Deus.
- Já na eternidade passada, antes mesmo que todas as coisas fossem criadas, o Senhor já sabia que deveria salvar o homem que haveria de criar e que esta salvação se daria por intermédio de Cristo Jesus, o Filho, a segunda pessoa da Triunidade Divina.
- É este o ensino de várias passagens bíblicas, a começar por Ef.1:4, quando o apóstolo Paulo diz que fomos eleitos em Cristo antes da fundação do mundo para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante d’Ele em caridade. Isto mostra claramente que, antes mesmo da criação, Deus já havia escolhido o ser humano para ser salvo na pessoa de Jesus.
- Pedro, também, em I Pe.1:18-20, fala-nos que Deus já sabia que Jesus seria o Cordeiro imaculado e incontaminado, ainda antes da fundação do mundo e que resgataria o homem da sua vã maneira de viver, por intermédio do derramamento do Seu sangue em prol da humanidade.
- João, na revelação que teve do próprio Cristo, também nos informa que Jesus foi morto desde a fundação do mundo (Ap.13:8), mais uma nos indicando que a salvação na pessoa do Senhor Jesus já era do pleno conhecimento de Deus mesmo antes da criação.
- Por isso, quando o homem pecou no Éden, Deus não foi tomado de surpresa. Não se tratava de fazer um “plano B” para resolver o problema surgido com a queda do primeiro casal, pois tudo já estava previsto pelo Senhor que tão somente, no instante mesmo do juízo lançado sobre o primeiro casal, tornou conhecido este Seu plano para a humanidade.
- Este anúncio da salvação foi feito quando o Senhor Se dirigiu à serpente e afirmou que seria posta inimizade entre ela e a mulher, pois a semente da mulher feriria a cabeça da serpente e esta lhe feriria o calcanhar (Gn.3:15).
- Este é o primeiro anúncio das boas novas da salvação, o primeiro anúncio do Evangelho ao homem, o que é denominado de “protoevangelho” (o primeiro evangelho). Vemos, portanto, que a evangelização tem origem em Deus, é uma tarefa inicialmente divina e, como tal, é algo que está além da condição humana, motivo por que jamais poderá ser exercido por qualquer ser humano se não tiver a direção, orientação e a cooperação do próprio Deus.
- Neste anúncio, o Senhor Se dirigiu a Satanás dizendo que salvaria a humanidade, ou seja, a salvação era para todos os homens indistintamente, pois a salvação é resultado do amor de Deus (Jo.3:16), amor que é incomensurável e alcança a todos os seres humanos. Deus quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (I Tm.2:4).
- Deus, por ser amor (I Jo.4:8), quis salvar o homem e, por ser imparcial, não faz acepção de pessoas (Dt.10:17; II Cr.19:7; At.10:34; Rm.2:11; Ef.6:9; Cl.3:25; I Pe.1:17), de modo que, tendo oferecido a salvação, oferece indistintamente a todos os homens, a toda tribo, língua, povo e nação.
- Não há como dissociar a pregação do Evangelho deste caráter universal, de modo que jamais estaremos a fazer a vontade de Deus neste tema se não levarmos em conta que temos de evangelizar o mundo todo, pregar a toda criatura.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.