Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 21 de junho de 2022

Subsídio Lição 13 - A verdadeira identidade do cristão


 

 

INTRODUÇÃO


- Concluindo o estudo sobre o sermão do monte, analisaremos a sua parte final, onde Jesus nos mostra como identificar quem é Seu discípulo.
- O sermão do monte mostra-nos quem é discípulo de Jesus.


I – OS FALSOS PROFETAS


- Estamos a terminar este precioso estudo a respeito do sermão do monte ou sermão da montanha, o sermão doutrinário e ético de Jesus. Neste sermão, o Senhor nos mostra quem é Seu discípulo, qual é o seu caráter, qual a sua configuração.
- Depois de ter falado sobre os dois caminhos, Cristo, então, partindo para a conclusão do ensino, ainda dentro da temática da vigilância e prudência que devem ter Seus discípulos em sua peregrinação terrena, mostra o cuidado que se deve ter com os falsos profetas.
- Desde logo, devemos observar que Jesus é bem claro ao dizer que haveria falsos profetas no meio dos Seus discípulos. Muitos indagam porque o Senhor permite que haja a infiltração de pessoas incrédulas no meio dos crentes, de verdadeiros agentes diabólicos no rebanho do Senhor.
- Tal indagação, entretanto, encontra resposta da parte do próprio Deus. Em Dt.13:3, é dito que Deus permite que haja falsos profetas no meio do povo precisamente para que eles fossem provados para que se mostrasse se Israel realmente amava a Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma.
- Esta mesma realidade é repetida pelo apóstolo Paulo que diz que importava que houvesse heresias no meio da igreja para que os sinceros se manifestassem (I Co.11:19).
- Notamos, portanto, que a existência de falsos profetas no meio do povo de Deus é uma necessidade para que haja uma depuração, uma identificação dos verdadeiros servos do Senhor, para que possamos avaliar o nosso amor a Deus e a nossa sinceridade na vida espiritual. Deus permite a infiltração para que haja a nossa purificação.
- Pois bem. O Senhor Jesus manda a Seus discípulos que tomassem cuidado com os falsos profetas, porque eles viriam até eles vestidos como ovelhas, mas interiormente seriam lobos devoradores (Mt.7:15). 

- O primeiro ponto que devemos observar é que os falsos profetas vêm até os discípulos de Cristo. Não encontraremos o falso profeta em local longínquo, apartado do rebanho do Senhor. Não, não e não! Eles vêm até nós, eles estão no meio de nós.
- Os falsos profetas vêm até o povo de Deus, infiltram-se no seu meio e, para tanto, diz o Senhor Jesus, apresentam-se “vestidos como ovelhas”. Para poder se aproximar do povo de Deus, os falsos profetas têm de imitar os discípulos de Jesus, devem se apresentar “como ovelhas”.
- Os falsos profetas aproveitam-se da circunstância de que os homens somente conseguem ver o que está diante dos olhos, o exterior (I Sm.16:7). Assim, a partir desta limitação, os falsos profetas tomam a aparência de discípulos de Jesus, conformam-se exteriormente aos estereótipos criados pelos homens, a fim de que possam se aproximar sem causar desconfiança ou suspeita.
- Paulo fala desta gente ao dizer que os falsos apóstolos se transfiguram em apóstolos de Cristo e ainda salienta que não é para que nos admiremos, uma vez que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz e, portanto, seus ministros se transfigurem em ministros da justiça (II Co.11:13-15).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.