Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Subsídio Lição 10 - Paulo e seu amor pela Igreja

 


 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo sobre a vida e ministério de Paulo, veremos hoje o amor de Paulo pela Igreja.
- Paulo mostra-nos que quem ama a Jesus, ama a Igreja.


I – PAULO E O AMOR
- É costume identificar a temática do amor com o apóstolo João, que é chamado de “o apóstolo do amor”, principalmente porque sua primeira epístola tem como a temática o amor, sem falar no “texto áureo” da Bíblia Sagrada, Jo.3:16, por ele escrito, que fala do amor de Deus que nos deu Jesus para nos salvar.


- No entanto, podemos dizer que o apóstolo Paulo também poderia ser chamado de “o outro apóstolo do amor”, uma vez que tem esta virtude um papel de proeminência nos escritos paulinos, e, para tanto, basta lembrarmos o capítulo 13 de I Coríntios, que a mais profunda descrição do amor divino das Sagradas Escrituras.


OBS: “…Notar particularmente a ênfase de Paulo no amor de Deus (Rm.5:5,8; 8:37,39; II Co.13:13; II Ts.2:16; 3:5) e no amor de Cristo (Rm.8:35; Cl.2:20; II Co.5:14; Ef.3:19; 5:2,25). Agape (‘amor’) é outra palavra, como ‘evangelho’, a que o cristianismo primitivo e Paulo deram novo uso para expressar a riqueza e a vitalidade da sua experiência da aceitação divina. Aparece só excepcionalmente no grego não-bíblico antes do século II e III d.C. e a maior parte das 20 ocorrências na LXX [Septuaginta, a versão grega do Antigo Testamento, observação nossa] refere-se ao amor conjugal (Sb.3:9 é exceção). Comparar as 116 ocorrências em o NT, das quais 75 aparecem no corpus paulino…” (DUNN, James D.G. A teologia do apóstolo Paulo. Trad. de Edwino Royer, pp.372-3, nota 15).


- Já no limiar de sua vida cristã, o apóstolo é confrontado com a realidade do amor divino, quando o Senhor Jesus diz a Ananias, que o transmitiu ao apóstolo, então um novo convertido, que seria mostrado a ele quando deveria padecer pelo nome de Cristo (At.9:16) e o sofrimento, como diria o próprio Paulo, é a primeira das características, das facetas do amor divino (I Co.13:4,7).


- Não é surpresa, pois, que o apóstolo, ao descrever o seu comportamento para com os crentes de Corinto, vá dizer, precisamente, que é uma conduta moldada pelo amor, tanto que diz que gastava e se deixava gastar pelas almas precisamente porque os amava (II Co.12:15).


- Paulo tinha plena consciência do papel fundamental que o amor de Deus tem em toda a obra da salvação. Diz que o amor é o “caminho mais excelente” (I Co.12:31) e que é o motivo mesmo da nossa salvação.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.