Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quinta-feira, 12 de março de 2020

Subsídio Lição 11 - O homem do pecado





INTRODUÇÃO

- Os gentios, ou seja, todas as nações com exceção de Israel, pertencem a um sistema mundial de governo que tem como característica principal a rebelião contra Deus, a tentativa de estabelecer um modo de vida independente de Deus. A comunidade única pós-dilúvio foi destruída por causa deste sentimento.

- Esta rebeldia tem se perpetuado ao longo da história da humanidade e atingirá o seu máximo esplendor mediante o governo do Anticristo, esta personagem que é anunciada nas Escrituras como sendo o mais ímpio e iníquo governante que já houve sobre a Terra e cuja manifestação coincidirá com o início do juízo de Deus sobre o planeta.

I – O SISTEMA MUNDIAL GENTÍLICO SEMPRE TEVE GOVERNANTES REBELDES A DEUS

- Logo no limiar da história da humanidade, encontramos o homem tomando o partido da rebelião contra Deus, tentando construir uma civilização que deixasse Deus ao largo, como se o homem pudesse viver sem estar sob o domínio e tutela de Deus. O primeiro a construir um sistema social, político e econômico sem a presença de Deus foi Caim. A Bíblia afirma que, mesmo advertido pelo Senhor de que se não se submetesse, o pecado dominaria sobre ele (Gn.4:7), Caim pecou e rejeitou o Senhor.

- Apesar desta rejeição, Deus poupou a vida de Caim (Gn.4:15), o que demonstra, claramente, que Deus, mesmo tendo sido rejeitado, permitiu que se construísse todo um sistema de vida em contrariedade à Sua Palavra e à Sua vontade, pois Sua intenção não é que o homem perca, mas que todos sejam salvos e alcançados pelo Seu grande amor (I Tm.2:3,4). Assim que teve sua vida poupada, Caim construiu uma cidade, a quem deu o nome de Enoque (Gn.4:17,18). Começava, então, o sistema social dominado pelo pecado e cuja característica era o distanciamento de Deus. Caim, portanto, é o primeiro governante do mundo que se opõe a Deus (pois era do maligno, cfr. I Jo.3:12).

- O sistema social dominado pelo pecado tinha, também, como característica, o avanço tecnológico, artístico e científico, como se pode verificar da descrição bíblica da civilização caimita (Gn.4:21,22), progresso, entretanto, que era concomitante com um intenso processo de degradação moral e de violência (Gn.4:23,24). Simultaneamente, este sistema social rebelde encontrou guarida até mesmo entre os que serviam a Deus (a linhagem de Sete, os “filhos de Deus”, mencionados em Gn.6:2), corrompendo até aqueles que haviam sido ensinados a invocar o nome do Senhor (Gn.4:26), em uma intensidade tal que o Senhor acabou por decidir destruir toda a humanidade (Gn.6:5-7). Este primeiro sistema social rebelde, portanto, acabou sendo totalmente destruído por um juízo divino, a saber: o dilúvio.

OBS: É interessante notar que, na época da dispensação da consciência, temos duas pessoas chamadas “Enoque”: o primogênito de Caim, que deu nome à primeira cidade mencionada na Bíblia e, portanto, símbolo de todo o sistema perverso que então se criou e que chegou a dominar o mundo e o primogênito de Jarede, cuja piedade foi tão intensa que Deus para si o tomou (Gn.5:24). Embora o significado do nome “ Enoque” seja objeto de controvérsias, a maior parte dos estudiosos entende que seu nome significa “ensino”, “treinado”, “iniciado”, “dedicado”. Assim, se de um lado temos todo um sistema que foi ensinado, treinado a se revoltar contra a soberania divina, houve um indivíduo que preferiu seguir outro caminho e se dedicar e treinar em andar com Deus e, por isso, Deus o tomou, antes que lançasse o juízo sobre a Terra.

- Após o dilúvio, a família de Noé multiplicou-se sobre a face da Terra (Gn.9:19). Estas novas gerações viviam juntas, formando uma única comunidade (Gn.11:1), estando sob um governo igualmente único.


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.