Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Subsídio LIÇÃO Nº 9 – O PRIMEIRO PROJETO DE GLOBALISMO




INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo da raça humana, estudaremos hoje o primeiro projeto de globalismo, ocorrido na comunidade única pós-diluviana

- A dispensação do governo humano terminou com a rebelião das nações contra Deus.

I – A DESCENDÊNCIA DE NOÉ

- Ao firmar o pacto com Noé, o Senhor mandou que Noé e seus filhos frutificassem, multiplicassem e enchessem a terra (Gn.9:1), reproduzindo, assim, o mesmo propósito que havia feito com o primeiro casal (Gn.1:28), tendo, ainda aumentado o domínio do homem sobre a criação terrena (Gn.9:2-4).

- Este gesto divino traz-nos duas importantes lições. A primeira é a de que Deus não muda (Ml.2:6). O mesmo propósito apresentado ao primeiro casal é renovado a Noé e sua família, a mostrar que Deus é o mesmo.

- A segunda lição é a de que Deus é benigno, sempre quer bem ao homem e demonstra amá-lo intensamente. Depois de toda a tragédia da rejeição de Deus pela humanidade antediluviana, Deus demonstra Sua boa vontade, ampliando o domínio do homem sobre a criação terrena, a ponto de impor pavor e terror dos demais seres em relação ao ser humano, determinar-lhe a administração da justiça entre os seus semelhantes e, além disso, alterar a própria dieta do homem, incluindo a carne, algo necessário ante a nova configuração climática do planeta.

- O Senhor mostra, assim, Seu amor para com os seres humanos, Sua boa vontade, Seu interesse em ter comunhão com o ser humano e Seu convite para que o homem Lhe servisse.

- No entanto, cedo, já na família de Noé, esses compromissos assumidos pelo homem já começaram a ser quebrados, com o desprezo das coisas espirituais em detrimento das materiais, como ficou evidenciado no episódio da embriaguez de Noé e da desonra de Cão (Gn.9:20-27).

- Temos aqui já uma falha nos compromissos humanos nesta terceira dispensação no tocante à frutificação, pois, como já tivemos ocasião de verificar neste trimestre, a frutificação tem a ver com a vida espiritual do ser humano. Noé, que deveria abençoar, acabou por amaldiçoar Canaã, o quarto filho de Cão, consumando, deste modo, uma circunstância de desunião e conflito no seio de sua família, algo que não é obra do Espírito, mas, sim, obra da carne (Gl.5:19-21). Não se estava, pois, a produzir frutos de justiça.

- Com relação à ordem de multiplicação, esta foi devidamente cumprida pelos filhos de Noé, consoante se verifica do teor do capítulo 10 do livro de Gênesis, quando se tem a chamada “tabela das nações”, quando o Senhor mostra a origem de todas as nações existentes na Terra. Os filhos de Noé geraram filhos e, assim, cumpriram o propósito da multiplicação.


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.