INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da raça humana, dissertaremos sobre o início da civilização humana.
- A civilização caimita construiu-se à parte de Deus e contaminou todo o mundo antediluviano.
I – O EPISÓDIO DE CAIM E DE ABEL
- Na sequência do estudo da raça humana, estudaremos a respeito do início da civilização humana, ou seja, o período que vai desde a expulsão do Éden até o dilúvio, estudaremos o capítulo 4 até o capítulo 6, quando temos a descrição do mundo antes do dilúvio, ou seja, como se desenvolveu o mundo durante a chamada dispensação da consciência, ou seja, o período da história da humanidade que vai da queda do primeiro casal até o dilúvio.
- O capítulo 4 do livro do Gênesis começa com a descrição do primeiro homicídio da Terra, quando Caim, por inveja, mata seu irmão Abel, a demonstrar, de pronto, como a maldade havia se instalado no coração do homem após a queda. Mesmo tendo sido ensinados a adorar a Deus por seus pais, os filhos de Adão e Eva não escondem a perda dos atributos de santidade e moralidade que haviam recebido da parte do Senhor, por causa da entrada do pecado no mundo.
- Por não ser nosso escopo direto nesta lição, analisaremos sucintamente o episódio de Caim e de Abel, e, mesmo assim, na perspectiva que nos interessa, qual seja, a do lançamento das bases da civilização que se formaria no período antediluviano.
- Notemos que, a princípio, cumprindo o desiderato divino de que deveria lavrar a terra (Gn.3:23), Adão e Eva saíram do Éden e iniciaram uma sociedade eminentemente rural, onde temos Caim sendo lavrador e Abel, pecuarista (Gn.4:2).
- É certo que não eram estes os únicos filhos do primeiro casal, que teve muitos filhos e filhas (Gn.5:4), sendo de se imaginar, ainda, que a fertilidade era grande, já que era a multiplicação um desígnio divino e, portanto, havia a expressa vontade do Senhor na maior multiplicação possível, havendo até quem diga que não eram raros os partos com filhos gêmeos ou até de mais.
- Sabemos que isto pode ser considerado como especulação, mas temos um exemplo bíblico, qual seja, a multiplicação acelerada do povo de Israel, dentro também de um projeto divino de formação de um povo (Ex.1:7).
- O certo é que Adão e Eva, após a queda, deram sinais evidentes de que confiaram na promessa da salvação que lhes fora dada pelo Senhor, tanto que Eva muito se alegrou com o nascimento de Caim (Gn.4:1), pensando, quem sabe, ser ele a “semente da mulher” prometida.
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