Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Subsídio LIÇÃO Nº 5 – A UNIDADE DA RAÇA HUMANA




INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo sobre o homem, veremos que a humanidade é única.
- A humanidade tem um só ancestral, somos todos irmãos.

I – A HUMANIDADE TEM APENAS UM ANCESTRAL
- Na sequência do estudo da doutrina bíblica do homem, analisaremos hoje a unidade da raça humana.
- Quando contemplamos os bilhões de seres humanos que habitam a face da Terra no presente momento ( a população estimada do mundo em abril de 2019 era de 7,7 bilhões de pessoas), observamos que outros tantos bilhões já devem ter povoado a Terra desde a criação do homem e ao verificarmos que não há dois seres humanos iguais ou idênticos, como demonstram as técnicas de identificação, parece mesmo difícil entender que a humanidade tenha alguma unidade.

- Aliás, a tônica desses nossos tempos trabalhosos é a insistência exatamente no contrário. Em vez de se falar em unidade da humanidade, há uma apologia da diversidade. É costumeiro defender-se a “diversidade cultural”, a “diversidade sexual” e tantas outras coisas que fazem parecer que todos nós somos diferentes uns dos outros e que estas diferenças precisam ser realçadas, respeitadas e mantidas.

- Ao mesmo tempo, entretanto, há uma forte tendência no sentido da “uniformização” de técnicas, condutas e procedimentos, que têm a nítida finalidade de estabelecer um rígido controle sobre todos os homens, com a defesa de um “governo mundial” ou, pelo menos, de uma “estrutura global”. É a defesa do “globalismo” que, em meio a este discurso das diferenças, quer impor um “modus vivendi” que, não sem razão, procura aniquilar a diversidade de pensamento e a liberdade de expressão, tendo sido nítido este movimento, por exemplo, na verdadeira cruzada que se está a fazer para inibir a liberdade de expressão nas redes sociais.

- Tem-se, assim, um nítido movimento pendular entre a unidade e a diversidade, entre a igualdade e a diferença, criando paradoxos e dilemas que somente se podem bem esclarecer se bem entendermos o significado de unidade e diversidade entre os seres humanos, o que somente é bem compreendido quando vamos à Bíblia Sagrada, onde Deus nos revela como fez a humanidade.

- Esta problemática há pouco anunciada, conquanto esteja se aguçando em nossos dias, em que a facilidade de comunicação faz com que se sintam e percebam estas diferenças e este “espírito de uniformização”, não é, entretanto, qualquer novidade, sendo um dos temas com que se ocupa a mente humana desde os primórdios da história, até porque é propósito divino que o homem mesmo procure entender o que está à sua volta (Ec.1:13).

- Prova disso é que, levado ao Areópago, o local onde se reuniam os sábios da Grécia Antiga, em Atenas, Grécia que é o berço da filosofia, o apóstolo Paulo não deixou de cuidar desta questão, fazendo todos aqueles filósofos saber que “de um só fez toda a geração dos homens, para habitar sobre

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.