Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

SUBSÍDIO LIÇÃO Nº 11 – AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE DAVI






INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo dos livros de Samuel, estudaremos as consequências do pecado de Davi.

- As consequências do pecado de Davi mostram que a lei da ceifa está em pleno vigor.

I – A LEI DA CEIFA ATINGE DAVI

- Terminamos a lição anterior, com a sentença divina exarada na revelação do pecado de Davi pelo profeta Natã. Apesar do perdão, o pecado de Davi teria consequências e são estas consequências que iremos estudar.

- Imediatamente após o perdão do pecado, o profeta avisou Davi de que, para que não houvesse blasfêmia por parte dos inimigos do Senhor, o filho nascido de Bate-Seba morreria e, logo em seguida, a criança adoeceu e, posteriormente, morreu (II Sm.12:14).
- Davi, já arrependido, tentou interceder pela criança, jejuando e orando em seu favor, mas a justiça de Deus tinha de ser feita e, como já dissemos na lição anterior, o “quádruplo” deveria ser pago, conforme a lei. Assim, a criança morreu e Davi, ao saber de sua morte, cessou com seu jejum e oração, sabendo que não havia razão alguma para chorar mais a criança, já que a sentença de Deus havia sido devidamente executada.

- Com Davi, percebemos bem o que muitos crentes não entendem: o pecado é perdoado, mas as suas consequências permanecem. Não se trata de qualquer “maldição hereditária” ou coisa semelhante, como alguns desavisados têm pregado ou ensinado erroneamente, ou, mesmo, de um “carma” ou qualquer outra coisa parecida, como ensinam os espiritualistas, budistas, hinduístas ou outras seitas e religiões de origem oriental.

- Trata-se da justiça divina: o pecado é perdoado, porque Jesus já pagou o seu preço na cruz do Calvário. Por isso, podemos, sim, alcançar a salvação na pessoa de Jesus e não há outro meio de salvar-se, a não ser por Cristo. No entanto, as consequências do pecado no campo social, biológico, psíquico, enfim, em tudo que não se refira ao relacionamento entre Deus e o homem, deverão ser devidamente colhidas pelo pecador, para que o nome do Senhor não seja blasfemado por seus inimigos.

- Deus mostra Seu amor para conosco porque Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores (Rm.5:8), mas também não Se deixa escarnecer e o que o homem semear, isto também ceifará (Gl.6:7,8).

- Quando Paulo fala que Deus não Se deixa escarnecer, traz um ensino profundo. A palavra grega, em questão, é “mukterízo” (μυκτηρίζω), cujo significado literal é “torcer o nariz”, “andar de nariz empinado”, ou seja, tratar com desprezo ou demonstrar arrogância, soberba. Trata-se de uma afronta à soberania divina e isto jamais poderia ficar impune.


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.