Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

SUBSÍDIO Lição 13 - A velhice de Davi

http://www.mediafire.com/file/ikkostq3u3l7ocg/LI%25C3%2587%25C3%2583O_13_Slides.pptx/file





INTRODUÇÃO - Terminando o estudo dos livros de Samuel, estudaremos a fase final da vida de Davi.

- As últimas palavras de Davi foram proféticas, prova de que dormiu no Senhor, que perseverou em ser um homem segundo o coração de Deus.

I – O EPÍLOGO DO SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL

- Estamos a terminar o estudo dos dois livros de Samuel e, nesta última lição, o tema posto para nós é sobre a velhice de Davi.

- Na verdade, se formos rigorosos, em se tratando de um trimestre bíblico, ou seja, de estudo dos livros de Samuel, veremos que estes livros poucos detalhes dão sobre a velhice de Davi, tema que é mais minudentemente tratado no primeiro livro dos Reis e no primeiro livro das Crônicas, de modo que o tema proposta foge um pouco da proposta apresentada.

- O segundo livro de Samuel, depois de narrar a rebelião de Absalão (e é o único livro das Escrituras a fazêlo, pois, no primeiro livro das Crônicas, não há a narrativa do negócio de Urias, o heteu e de suas consequências), trata da sedição de Seba, de que já tratamos, ainda que mui sucintamente na lição anterior, uma outra rebelião contra o rei Davi, que foi sufocada pelos irmãos Joabe e Abisai, dois dos três comandantes do exército de Davi, sendo que Joabe era o principal comandante (II Sm.20).

- Segundo Edward Reese e Frank Klassen, cronologistas bíblicos, a rebelião de Absalão ocorreu em 993 a.C., ou seja, no 32º ano do reinado de Davi, tendo retornado ao trono no ano seguinte, ou seja, após a recuperação do reino, Davi ainda reinou 7 anos, tendo sido neste mesmo ano a rebelião de Seba, logo sufocada.

- Completamente consolidada a retomada do poder por Davi, teve ele de enfrentar um outro problema, desta feita, um problema causado por Saul e que foi posto à tona pelo próprio Deus. Iniciou-se uma fome, que durou três anos.

- Tudo indica que esta fome, no início, foi tratada por Davi como um fenômeno natural, já que, sabemos, tais ocorrências eram cíclicas na terra de Canaã, como vemos na história dos patriarcas Abraão (Gn.12:10), Isaque (Gn.26:1) e Jacó (Gn.42:5). - No entanto, quando a fome entrou no seu terceiro ano, Davi percebeu que as coisas estavam além do natural e consultou ao Senhor, tendo, então, Deus informado o rei que a causa da fome era o fato de Saul ter matado os gibeonitas (II Sm.21:1,2), quebrando, assim, a aliança que Israel firmara com eles nos dias de Josué (Js.9:3,15-17).

- Davi, então, chamou os gibeonitas a fim de que pudesse repará-los, tendo, então, eles pedido que lhes fossem dados sete homens, descendentes de Saul, para que fossem enforcados, tendo Davi os atendido, 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 
 
https://drive.google.com/file/d/1CLm7w8tLP747W6dd0RkHMtgafHA8BArd/view?usp=sharing
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.