Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Subsídio Lião 4 - Perseverando na fé



INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo das parábolas, estudaremos a parábola do juiz iníquo, cujo objetivo é nos ensinar sobre o dever de orar e nunca desfalecer.
- O servo de Deus deve ter uma vida de oração e perseverança.
I – DAS CIRCUNSTÂNCIAS DA PARÁBOLA E A PARÁBOLA PROPRIAMENTE DITA
- Na sequência do estudo das parábolas de Jesus, estudaremos a parábola do juiz iníquo, que é contada apenas por Lucas. É sabido que, em Lucas, as parábolas procuram demonstrar Jesus como sendo a sabedoria de Deus (Lc.11:49), algo bem próprio para um evangelho destinado aos de cultura grega, que viam na sabedoria a principal qualidade do ser humano (I Co.1:22).
- Lucas, ao mostrar Jesus como o homem perfeito, também mostra que Jesus é a própria Sabedoria de Deus, chamando Cristo mesmo de “sabedoria de Deus”, como vemos em Lc.11:49. Nem poderia ser diferente, uma vez que a sabedoria tem como princípio o temor do Senhor (Sl.111:10; Pv.9:10) e sobre Jesus havia o Espírito de temor do Senhor (Is.11:2), não havendo, pois, quem pudesse ser mais sábio do que o homem perfeito, gerado por obra e graça do Espírito Santo, que não tem pecado.
- No evangelho segundo Lucas, o ministério de Jesus é apresentado numa linha mais geográfica que cronológica, apresentando primeiramente o ministério do Senhor na Galileia, para depois apresentar o Seu ministério na Judeia e em Jerusalém, como que a mostrar que Jesus, que iniciou Sua missão na região periférica da Galileia, vai paulatinamente se aproximando da capital, onde estava não só o centro político, mas, sobretudo, o centro religioso dos judeus.
- Esta passagem da Galileia para Jerusalém é notada em Lc.13:22, de sorte que é já neste contexto de ida a Jerusalém que encontraremos a narrativa da parábola do juiz iníquo. Os cronologistas bíblicos Edward Reese e Frank Klassen datam esta parábola no final do ministério de Nosso Senhor, em fevereiro de 28 d.C., depois da ressurreição de Lázaro, quando havia se retirado para a aldeia de Efraim (Jo.11:54).

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

https://drive.google.com/file/d/1VVY_I_HS-sBeprn89P_3SBeSshWnc4S2/view?usp=sharing
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.