Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Subsídio Lição 10: Ofertas Pacíficas para um Deus de Paz


INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Levítico, estudaremos as ofertas pacíficas.
- Os sacrifícios pacíficos serviam para louvor, gratidão e adoração a Deus.

I – AS OFERTAS DE MANJARES
- Na sequência do estudo do livro de Levítico, estudaremos as ofertas pacíficas.
- Após ter cuidado dos sacrifícios de holocaustos, o livro de Levítico passa a tratar das ofertas de manjares, ou seja, de ofertas a Deus de vegetais, ofertas que eram feitas para louvor, adoração e gratidão a Deus.
- A existência deste tipo de sacrifício mostra que o relacionamento entre Deus e o homem vai muito além da reconciliação, ou seja, do restabelecimento da comunhão entre o Criador e a Sua mais sublime criatura sobre a face da Terra mediante o perdão dos pecados.
- Quando Deus criou o homem, fê-lo um ser santo e reto (Ec.7:29), de modo que o relacionamento que deveria haver entre Deus e o ser humano nada tinha que ver com o pecado, era algo natural e que levava o homem a adorar a Deus e a desfrutar da Sua companhia, como, aliás, ocorrerá depois que o mal for completamente derrotado após o final da história (Ap.21:3).
- Assim, ao estabelecer as ofertas pacíficas, o culto levítico revela esta realidade de que o homem foi criado para se relacionar com o seu Deus, o seu Criador, louvando-O, adorando-O e Lhe sendo grato.
- Tais ofertas pacíficas também tipificam o relacionamento que deve haver entre Deus e o Seu povo na dispensação da graça. Sim, após termos sido salvos por Cristo Jesus, somos postos em comunhão com o Senhor e temos de nos relacionar com Ele continuamente. Este relacionamento é figurado nas ofertas pacíficas.
- Aliás, o nome de “ofertas pacíficas” ou “ofertas de paz”, ou, ainda, “sacrifícios pacíficos” ou “sacrifícios de paz” é muito elucidativo. Como se sabe, a palavra “paz” em hebraico é “shalom” ( שלם ), cujo significado é “estar completo”, “concluir”, “terminar”, “tornar cheio”. Assim, quando se fala em “oferta pacífica” se fala em oferta de quem está em comunhão, alguém que está completo, e o ser humano somente está completo quando está em estado de amizade com o seu Criador, pois foi feito à imagem e semelhança de Deus e jamais poderá ser considerado íntegro, completo, realizado, se não estiver em comunhão com o
Senhor, pois, aí sim, poderá refletir a imagem do Criador, vivendo semelhantemente a Ele.
- Assim, a oferta pacífica revela a oferta de quem está em comunhão com o Senhor, uma atitude própria de quem não se encontra em pecado e quer simplesmente agradecer, louvar ou adorar a Deus, a reação de quem

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.