Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Dinâmica Lição 06: O Tribunal de Cristo e os Galardões


Dinâmica: Prestando contas

Objetivos:
Estudar sobre o Tribunal de Cristo e os galardões.
Refletir sobre o julgamento que participaremos no Tribunal de Cristo.

Material:
Figuras de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha.
01 caixa ou uma cesta
01 quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel atômico
01 coroa(pode ser de metal dourado ou confeccionada de cartolina coberta com papel laminado dourado)

Procedimento:
- Coloquem numa caixa ou cesta os 06 tipos de figuras. Estas figuras deverão estar repetidas. Deve haver uma quantidade bem maior que o número de alunos.
- Passem a cesta e para que cada aluno retire 01 figura que melhor representa as atitudes e ações que ele tem feito na obra do Senhor.
- Escrevam no quadro a expressão “Tribunal de Cristo”.
- Falem que um dia seremos julgados, nosso atos serão avaliados no Tribunal de Cristo, evento esse que acontecerá após o Arrebatamento.
- Falem: o Juiz será Jesus. Nossas obras serão julgadas, queimadas conforme I Co 3. 12 a 15.
As nossas obras poderão ser jugadas como ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha.
- Perguntem: Qual o tipo de figura que você escolheu? Por quê?
Faça um levantamento dos tipos de figuras escolhidas.  Certamente que a maioria, senão todos, tenham escolhido ouro, prata ou pedras preciosas. Mas, pode ocorrer que alguns tenham escolhido madeira, feno ou palha.
- Falem: Nós julgamos que nossas obras são de ouro, prata ou pedras preciosas, mas Jesus o justo juiz, aquele que conhece o nosso interior, nossas intenções com relação as atividades que desempenhamos, é que julgará com reta justiça nossas obras.
- Depois, receberemos galardões(apresentem uma coroa, para representar os galardões). Vejamos o que o apóstolo Paulo afirma sobre isto:
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”(2 Timóteo 4:7,8).
- Depois, iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Método Audiovisual
Entende-se que são imagens visuais acompanhadas ou não de som que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, como por exemplo: gravuras, cartazes, objetos, mapas, slides, filmes ou documentários, quadro branco, quadro de giz(lousa), música, textos bíblicos ou de reflexão,  etc.
1 - Gravuras, Cartazes e Objetos
Ilustrar a aula com figuras, cartazes e objetos referentes ao tema atrai a atenção dos alunos. Veja um exemplo de como utilizar estas ferramentas a favor do ensino, numa aula sobre as viagens do apóstolo Paulo.
Você pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.

Você pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem, escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma cópia do mapa da viagem de Paulo.


Dinâmica 02:

Dinâmica: Seremos recompensados pelo Senhor

Objetivo:
Refletir sobre a recompensa divina que receberemos no Tribunal de Cristo
Material didático:
Cópias do texto seremos recompensados pelo Senhor” para cada aluno (postado logo abaixo) e a lição de adulto da EBD.
Atividade didática:
Distribua para os alunos cópias do texto: Seremos recompensados pelo Senhor.
Seremos recompensados pelo Senhor

“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. 2 Crônicas 15.7 ”.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15.58”.
Esses textos da Palavra de Deus nos escorajam à uma vida de serviço e trabalho no Reino de Deus. A Palavra de Deus nos garante que seremos recompensados por todo trabalho que fazemos para o Senhor! Isso nos confronta a arregaçar as mangas e trabalhar, porque quando cremos em algo que o Senhor está nos falando precisamos tomar uma posição. Se cremos que Ele realmente nos recompensará pelo nosso trabalho não há outra atitude que devemos tomar, à não ser corresponder ao que deus está nos falando.
Por quê você trabalha no mundo secular? Pelo seu salário, óbvio. Você se dedica, obedece, se esforça, cumpre as metas determinadas pelo seu chefe ou patrão, tudo isso porque no final do mês você receberá uma recompensa.
Mas a questão é que muitas vezes fazemos as coisas para as pessoas erradas e esperamos a recompensa das pessoas erradas. Para quem você faz a obra de Deus? De quem você espera a sua recompensa? Essas perguntas parecem simples, mas serão determinantes para que você tenha o foco certo. Ainda que você tenha líderes muito abençoados, ainda que seus pastores sejam tremendos homens de Deus, não é deles que você deve esperar a sua recompensa.
Se fazemos para os homens esperaremos recompensa de homens, se fazemos para o Senhor, esperaremos a recompensa do Senhor. Quem recompensará melhor? Um homem limitado ou um Deus ilimitado? Saiba que diante de qualquer crise que você passe em seu ministério, que há uma recompensa para seu trabalho. Encha seu pulmão de ar e brade:
_ Há uma recompensa para nosso trabalho! Há recompensa! Há recompensa! Há recompensa! Deus nos recompensará!
Quando esperamos recompensa de homens somos frustrados, porque os homens erram. Os homens podem nos frustrar! Deus não! Deus cumpre suas promessas e a sua Palavra, ainda que pareça tardia para nós, Deus nos amadurece enquanto esperamos. Deus usa as fases de espera para nos preparar para aquilo que Ele tem. Precisamos crer no poder de Deus e trabalhar, olhando para o Senhor e crendo que Ele mesmo nos recompensará!
Deus não é como os homens! Deus é fiel, antes de Ele prometer Ele prepara todo o caminho para o cumprimento de suas promessas. Todas as promessas de Deus para nós, em Cristo, já estão prontas, precisamos apenas crer e trabalhar, crendo que aquEle que prometeu é fiel e cumprirá suas promessas! Se a Palavra de Deus diz que há recompensa, então não duvide, creia, pois há recompensa para as obras de suas mãos!
Autor do texto: Marcelo Rodrigues
Baseados no texto lido e na lição estudada, discuta com os alunos os seguintes pontos:
- Os nossos pecados serão julgados no Tribunal de Cristo?
- No Tribunal de Cristo os crentes são julgados tomando-se por base o quão fielmente serviram a Cristo.
- Depois de julgados todos serão recompensados? Por que?
- O que o autor queria dizer ao afirmar que “muitas vezes fazemos as coisas para as pessoas erradas e esperamos a recompensa das pessoas erradas”?
- O que você entendeu da frase: “Quando esperamos recompensa de homens somos frustrados, porque os homens erram”?
Você poderá acrescentar ou modificar algumas questões caso ache necessário.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Adaptação da dinâmica: Escriba Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.