Texto: Entendendo as
bodas do Cordeiro através do casamento judaico!
Quando um jovem judeu nos tempos de Jesus, encontrava a
mulher que queria ( ou a mulher que seu pai dizia que ele queria), ele deveria
se aproximar dela com um contrato de matrimônio. Ele deveria ir a casa dela com
uma proposta – com um acordo legal e verdadeiro – dando os termos pelos quais
ele estava propondo o casamento. O mais importante a ser considerado no
contrato, era o preço que o noivo estaria disposto a pagar, para desposar
aquela noiva em particular. Então o noivo deveria pagar esse valor. E devemos
mencionar que esse valor não era “qualquer valor”, modesto e barato, mas ele
deveria expressar o grande custo que aquele item “a noiva” lhe traria – essa
era a ideia. O jovem não deveria se iludir que estaria adquirindo algo que não
lhe fosse dispendioso – comprando barato. Ele deveria pagar caro, pela noiva
que escolhesse. Quando esse assunto estava encerrado, o noivo deveria partir.
Ele deveria fazer um breve discurso à sua noiva dizendo: “Eu vou preparar lugar
para você”, e ele deveria retornar à casa de seu pai. De volta à casa do pai,
ele deveria construir para ela uma câmara de núpcias, uma pequena suíte, na
qual eles teriam sua futura lua de mel.
Por sua vez a noiva, estaria obrigada a esperar
pacientemente. Ela deveria gastar tempo em preparar seu enxoval, e estar pronta
quando o noivo chegasse. A tradição mandava que ela deveria ter consigo uma lâmpada
de óleo, em caso do noivo chegar em altas horas da noite escura, pois ela
deveria estar pronta para viajar de um momento para outro, assim que
solicitada. Durante esse longo período de espera, ela deveria ser conhecida
como “consagrada”, “separada” e “comprada por preço”. Ela era verdadeiramente
uma “Senhora à espera”, mas não havia dúvida sobre o retorno do noivo. Algumas
vezes o jovem poderia se ausentar por período realmente longo, mas obviamente,
ele tinha pago um alto preço por sua noiva, e apesar de haverem outras mulheres
disponíveis, ele certamente voltaria por sua escolhida, com a qual havia
celebrado contrato.
A Noiva, nesse período de espera, deveria usar um véu,
sempre que saísse de casa, a fim de que outros jovens soubessem que ela estava comprometida,
e assim não se aproximariam dela com outra oferta de casamento.
Quando a Noiva ouvisse aquele grito, ela saberia que seu
Noivo chegaria em mais alguns momentos. Ela só teria tempo para acender sua
lâmpada, tomar seu enxoval, e sair com ele. Suas irmãs e suas amigas, que
quisessem assistir às bodas, também deveriam ter suas lâmpadas prontas. Ninguém
poderia andar pela noite escura, no terreno rochoso de Israel, sem carregar uma
lâmpada!
Quando o grupo chegasse à casa do pai do noivo, a noiva e o
noivo deveriam entram na câmara nupcial, e trancar a porta! Ninguém mais
poderia entrar. O pai do noivo, enquanto isso, deveria receber os convidados
para as bodas, seus amigos, e estarem prontos para celebrar o novo matrimônio.
Já que as bodas de casamento duraria sete dias ( até que noiva e noivo saíssem
da câmara de núpcias). Mas as celebrações não começavam imediatamente.
Primeiro, o matrimônio deveria ser consumado. Quando o matrimônio fosse
consumado, o noivo deveria anunciar ao padrinho à porta, e este deveria
anunciar as boas novas aos convidados. Então as comemorações começavam, e
deveriam durar toda a semana!
No final da semana, a Noiva e o Noivo deveriam fazer sua tão
aguardada aparição, para a celebração e o brinde de todos presentes. Haveria então
um delicioso jantar, a ceia das bodas, a qual conhecemos como a festa do
casamento para honrar o novo casal. Nesse momento a noiva se apresenta sem o
véu, pois agora ela já é uma mulher casada, e todos deveriam conhecer quem era
a eleita do noivo. O novo casal e todos os convidados deveriam então encerrar a
semana desfrutando de uma magnifica festa nupcial.
Fonte: arlesmarques.blogspot.com.br
Dinâmica 01:
Convite de Casamento
Objetivo:
Realizar a conclusão do estudo sobre as Bodas do Cordeiro.
Material:
Convites de casamento
01 quadro e 01 cartolina ou
02 cartolinas
01 pincel atômico ou
marcador para quadro branco
Procedimento:
- Apresentem para os alunos
alguns convites de casamento.
- Peçam para que os alunos
leiam e observem com atenção o conteúdo.
- Agora, proponham para que
eles confeccionem um convite de casamento para as Bodas do Cordeiro, utilizando
uma cartolina, 01 pincel atômico e as sugestões do tópico seguinte.
- Escrevam no quadro ou
cartolina os principais elementos para este convite. Depois do estudo sobre as
Bodas do Cordeiro, ficará fácil a elaboração com os pontos sugeridos a seguir:
Nome da noiva e do noivo:
Igreja e Jesus
Local de realização: No Céu
Duração da festa: 7 anos
aproximadamente
Dia e hora: Ninguém sabe,
mas será após o Arrebatamento e o Tribunal de Cristo. Então, esteja preparado.
Convidados: Os salvos de
todas as épocas.
Tipo de vestimenta: Vestes
brancas, linho fino, puro e resplandecente.
Cântico: Encontra-se em Ap.
5. 9 – 11
Cardápio: Surpresa, mas será
servido um jantar.
- Depois, enfatizem a
importância da preparação da noiva para este evento tão especial, pois já
recebemos o convite para esta festa de casamento.
- Depois, coloquem este
convite em local visível. É interessante que o nome da classe e dos professores
sejam colocados, para que haja divulgação da produção da turma.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica 02: O Grande
Casamento
Objetivo:
Explicar que para a igreja (a noiva) participar das Bodas do
Cordeiro é preciso amar o noivo e ser fiel e pura.
Material didático:
Texto: Entendendo as bodas do Cordeiro através do casamento
judaico
Atividade didática:
Antes da Aula:
Reproduza cópias do Texto: Entendendo as bodas do Cordeiro
através do casamento judaico.
Durante a Aula:
Entregue cópias do texto sugeridos a todos os alunos, em
seguida leia o texto com eles.
Discuta com os alunos as lições espirituais que podem ser
extraída desse texto a respeito do noivo e a noiva antes do grande dia do casamento e da festa
nupcial, tais como:
- O alto valor pago pelo noivo
- O compromisso que o noivo assumia de voltar para o casamento e a festa nupcial
- O compromisso da noiva como o noivo
- Sua fidelidade
- Sua espera paciente
- Sua preparação
- O casamento e as bodas nupciais
Por Escriba Digital
Dinâmica 03: As Bodas do
Cordeiro
Na sétima lição do trimestre, vamos estudar a respeito de um
dos acontecimentos mais espetaculares vistos nesta Terra: As Bodas do Cordeiro.
Jesus, nosso Noivo, virá, como na Parábola das Dez Virgens, para buscar a sua
Noiva. Que vivamos como as noivas prudentes da Parábola das dez virgens.
Objetivo:
Compreender o real significado das Bodas do Cordeiro.
Material didático:
Folhas de papel ofício e canetinhas.
Atividade didática:
Escreva (de forma
inversa), de trás para frente, em folhas de papel ofício as seguintes palavras:
AVION (Noiva), OVION (Noivo) e OAIRTIFNA (anfitrião). Dê um tempo para que os
alunos descubram as palavras. Em seguida, pergunte o que essas palavras têm a
ver com a lição de hoje. Explique que a lição de hoje fala a respeito de um casamento,
porém um casamento nunca jamais visto. Explique que nesse casamento também
haverá a Noiva, o Noivo e um Anfitrião. Depois escreva no quadro as perguntas
abaixo. Peça que os alunos respondam.
BODAS DO CORDEIRO
1.Quem será o anfitrião e qual o seu compromisso nesse
casamento?
R: Deus é descrito nas Escrituras como alguém que está
preparando a cerimônia e enviando seus servos para chamar os convidados (Lc
14.16-23).
2.Quem é o Noivo e qual o seu compromisso nesse casamento?
R: O Noivo é Jesus Cristo, o Filho de Deus (Mt 3.17; 17.5)
3.Quem é a Noiva e qual o seu compromisso nesse casamento?
R: A Igreja do Senhor Jesus (2 Co 11.2).
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Autora: Telma Bueno
Adaptado por Escriba Digital
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