Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Subsídio Lição 5 - A missão da Igreja de Cristo

 


 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo da Eclesiologia, veremos hoje qual a missão da Igreja.
- Jesus deu missões para a Sua Igreja.


I – A IGREJA É UMA NAÇÃO


- Na sequência do estudo da Eclesiologia, veremos hoje qual a missão da Igreja.
- A palavra “missão” vem do latim “missio”, cujo significado é o de “ação de enviar, remessa, missão”, sendo uma forma do verbo “mittere”, que significa “deixar ir, partir, soltar, largar, lançar, atirar”.
- Quando se fala, pois, em “missão”, se está a falar, como diz o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa em “incumbência que alguém deve executar a pedido ou por ordem de outrem; encargo”.
- Edificada pelo Senhor Jesus, a Igreja recebeu d’Ele incumbências, encargos, que devem ser cumpridos, uma vez que Ele é o Mestre e Senhor (Jo.13:13), a cabeça da Igreja (Ef.1:22; 5:23).
- O próprio Jesus disse aos discípulos que os enviava assim como havia sido enviado pelo Pai (Jo.20:21). A Igreja foi edificada para realizar tarefas, ter encargos ordenados por seu Senhor e Salvador. Por isso mesmo, Cristo disse que quem quisesse vir após Ele deveria negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-l’O (Mt.16:24; Mc.8:34; Lc.9:23) e a cruz nada mais é que o encargo, a tarefa que Ele nos mandou fazer.
- As Escrituras revelam-nos que, com a vitória de Cristo sobre a morte e o inferno, forma-se um povo especial, zeloso e de boas obras (Tt.2:14), a saber, a Igreja.
- Ao nos mostrar que a Igreja é um povo, a Bíblia já nos mostra que a Igreja difere dos outros dois povos que existem sobre a face da Terra, ou seja, os gentios e os judeus (I Co.10:32).
- Dizer que a Igreja é um povo, uma nação (I Pe.2:9), é algo muito significativo, pois as Escrituras mostram, desta maneira, que a Igreja é diferente de tudo quanto já existia no mundo quando de seu surgimento.
- Além do mais, ao considerar a Igreja como um povo, Deus distingue a Igreja seja dos gentios, seja dos judeus (I Co.10:32; Ef.2:14).
- Ser uma nação representa ter elementos próprios de uma nação. Quando analisamos os estudos científicos sociais (sociologia, antropologia, política, direito, entre outros), vemos que uma nação se identifica como sendo “…agrupamento político autônomo que ocupa território com limites definidos e cujos membros, ainda que não necessariamente com a mesma origem, língua, religião ou raça (como fazia crer um conceito mais antigo), respeitam instituições compartidas (leis, constituição, governo)” (Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa).
- Ora, para que se tenha uma nação, faz-se preciso, em primeiro lugar, que se tenha um grupo de pessoas. Ora, a Igreja é um conjunto de pessoas, a saber, o grupo de pessoas que tiveram suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro (Ap.22:14), que não são estrangeiros nem forasteiros, mas cidadãos legítimos desta nação (Ef.2:14-19).
- Em segundo lugar, para que se tenha uma nação, faz-se mister que o grupo de pessoas tenha autonomia política, ou seja, tenha um governo próprio e que seja independente de qualquer outro grupo, que tenha as suas próprias leis. É exatamente esta a situação da Igreja, visto que possui uma cabeça, que é Jesus (Ef.1:22; 5:23), seguindo única e exclusivamente a Seus mandamentos (Jo.15:10-17; At.1:2; 5:29; I Jo.2:3-8).
- Em terceiro lugar, para que se tenha uma nação, é necessário que haja um território com limites definidos. Nisto reside a grande diferença da nação que é a Igreja da dos gentios e da dos judeus.
- A Igreja tem como território o “reino de Deus” (Mt.21:43; Jo.3:5), que não é deste mundo (Jo.18:36), mas, sim, os “lugares celestiais em Cristo” (Ef.1:3; 2:6). Por isso, em toda a parte, em todo o lugar, em todas as nações, a Igreja estará presente até que venha o fim (Mt.24:14).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.