Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Subsídio Lição 2 - Imagens bíblicas da Igreja

 



INTRODUÇÃO

 Na sequência do estudo da Eclesiologia, veremos hoje imagens bíblicas da Igreja.
- As Escrituras trazem elucidativas imagens para nos ensinar o que é a Igreja.


I – A IGREJA É O CORPO DE CRISTO


- Depois de termos visto a origem da Igreja, na continuidade do estudo da Eclesiologia, que é a doutrina bíblica a respeito da Igreja, analisaremos as principais imagens bíblicas que nos ensinam o que é a Igreja.
- A Igreja é, como vimos, uma realidade espiritual, planejada por Deus antes da fundação do mundo, e, como tal, é algo que se encontra além da capacidade humana de entendimento (Is. 55:8,9). E, como o Senhor quer que compreendamos as coisas espirituais, vale-se de imagens apreensíveis pela mente humana para que tenhamos noção daquilo que é divino.
- Foi exatamente isto que o Senhor Jesus explicou a Nicodemos, que era um dos grandes mestres de Israel naquele tempo (Jo.3:10-12). Ora, se um mestre como Nicodemos tinha dificuldade em entender as coisas espirituais, mesmo sendo utilizadas imagens das coisas terrestres, como nós quereríamos ter uma compreensão de tais assuntos senão por meio de imagens e figuras?
- As Escrituras têm o propósito de nos ensinar e, mediante tal ensino, venhamos a adquirir esperança (Rm.15:4), esperança que não traz confusão (Rm.5:5) e que nos permite avançar nos meios das dificuldades desta peregrinação terrestre para que cheguemos aos céus.
- Sendo um mistério guardado desde antes da fundação do mundo para ser revelado tão somente para os discípulos de Jesus, a Igreja tinha mesmo de ser bem compreendida e, por isso mesmo, a Bíblia nos traz algumas imagens para que entendamos o que é a Igreja.
- A primeira imagem que trataremos, seguindo até o item 8 do Cremos da Declaração de Fé das Assembleias de Deus, que, ao afirmar que cremos na Igreja, imediatamente a identifica como “o corpo de Cristo”.
- Esta figura do corpo é trazida pelo apóstolo Paulo, pela vez primeira, na sua primeira epístola aos coríntios, quando afirma que somos o corpo de Cristo e seus membros em particular (I Co.12:27).
- Esta imagem trazida por Paulo tinha o contexto do partidarismo existente na igreja em Corinto e o apóstolo quis mostrar claramente que a Igreja é um organismo, é una, embora seus membros fossem diferentes. 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.