Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Subsídio Lição 12: Sendo a Igreja do Deus Vivo

 


 

INTRODUÇÃO


- Na sequência dos embates entre a Igreja de Cristo e o império do mal, veremos hoje o significado de ser a Igreja do Deus vivo.
- Somos a Igreja do Deus vivo.


I – O CONTEXTO DA EXPRESSÃO “IGREJA DO DEUS VIVO”


- Neste estudo a respeito dos embates entre a Igreja de Cristo e o império do mal, neste último bloco em que estamos a ver como deve a Igreja se conduzir em meio a esta luta contra o mundo, veremos o significado da expressão “Igreja do Deus vivo”.
- Sabemos que, ao longo das Escrituras, a Igreja é apresentada de diversas maneiras, são as várias as figuras empregadas para que possamos compreender as suas características.
- Uma destas expressões é “igreja do Deus vivo”, utilizada pelo apóstolo Paulo em sua primeira carta a seu filho na fé, Timóteo (II Tm.3:15). Veio ela em complemento a outra expressão, “casa de Deus” e foi seguida de outra, a saber, “coluna e firmeza da verdade”.
- São três expressões fortíssimas, que, numa síntese que só poderia ser dada pelo Espírito Santo, que nos guia em toda a verdade (Jo.16:13), traz imensos ensinos a respeito da natureza e das características peculiares da Igreja de Cristo e que, por isso mesmo, precisam ser objeto de nossa análise, mormente quando estamos a verificar como devemos nos portar diante da incessante luta que travamos contra o mundo em nossa peregrinação terrena.
- A Declaração de Fé das Assembleias de Deus, inclusive, em seu Cremos, adotou uma destas expressões, “coluna e firmeza da verdade”, para expressar a sua crença na Igreja. É o que vemos no item 8 do Cremos, que ora transcrevemos: “[CREMOS] Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, una, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para seguir a Cristo e adorar a Deus (I Co.12:27; Jo.4:23; I Tm.3:15; Hb.12:23; Ap.22:17).”
- E, no capítulo XI, que trata precisamente da Igreja, a Declaração de Fé das Assembleias de Deus volta a mencionar esta passagem bíblica, “in verbis”: “…Ela, a Igreja, é a coluna e firmeza da verdade [I Tm.3:15; Mt.16:15]…” (DFAD XI, p.119).

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.