Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

SUBSÍDIO LIÇÃO Nº 12 – A REBELIÃO DE ABSALÃO





INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo dos livros de Samuel, veremos hoje a rebelião de Absalão.

- A rebelião de Absalão foi a maior crise do reinado de Davi.

I – A PÉSSIMA VIDA FAMILIAR DE DAVI: A ORIGEM DA REBELIÃO DE ABSALÃO

- Na continuidade do estudo dos livros de Samuel, veremos hoje a rebelião de Absalão, a maior crise vivida por Davi em todo o seu reinado e que é uma das principais consequências de seus pecados revelados pelo profeta Natã.

- Para bem entendermos esta rebelião comandada pelo filho que era, à época da revolta, o herdeiro presuntivo do trono de Israel, é preciso fazer uma análise da vida familiar de Davi que, apesar de ser um homem segundo o coração de Deus, jamais deve ser tido como exemplo de vida familiar, pois não foi nem bom pai, nem bom marido.

- A principal falha de Davi narrada nas Escrituras diz respeito ao seu comportamento familiar. Davi não é um exemplo para se seguir em termos familiares, tanto na forma como se casou como também na forma como criou os seus filhos. Não é de se surpreender, portanto, que, quando da sentença divina sobre Davi, tenha sido a sua família a principal vítima (II Sm.7:10-12).

- Pelo que observamos do texto sagrado, Davi foi criado num ambiente familiar que não o levava muito em conta. Quando Samuel vai a casa de Jessé para ungir um dos filhos deste como novo rei de Israel, Davi, por ser “o menor”, nem sequer foi convidado para participar dos sacrifícios pacíficos oferecidos pelo velho profeta e sacerdote nem tampouco do banquete que se lhe seguiu (I Sm.16:5,11,12). Vemos, pois, que Davi já teve uma criação de menosprezo durante sua infância e início de adolescência, o que, certamente, teve influência decisiva para o seu comportamento familiar no desenrolar de sua vida.

- Davi foi menosprezado como filho em sua casa. Apesar de obediente a Jessé e zeloso em suas tarefas domésticas, era carente de afeto e de companhia, circunstância que muito explica seu comportamento ao longo de sua vida. A psicologia mostra-nos que o ser humano forma o seu caráter nos três primeiros anos de vida e que tudo o que aprender e acrescer após este período é tão somente complemento daquele núcleo que permanece inalterado até o final da sua existência, salvo, obviamente, a alteração promovida pelo “novo nascimento”. No entanto, quão poucas pessoas, na atualidade, preocupam-se com este dado e desprezam completamente a educação de suas crianças, deixando-as à mercê de uma doutrinação satânica.

- Nos dias hodiernos, é com tristeza que vemos como se mantém a mesma mentalidade dos discípulos de Cristo. Há uma completa ausência de preocupação para com os pequeninos. Os pais omitem-se totalmente não só na educação doutrinária de seus filhos, achando que as Escolas Bíblicas Dominicais é que têm a obrigação de ensinar-lhes a Palavra de Deus, como também na própria educação secular, relegando a creches, escolas e tantas outras instituições o dever, que é dos pais, de educar e socializar os filhos. Com a desculpa da necessidade de trabalharem, os pais limitam-se a dar o pão físico a seus filhos, não os instruindo


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.