Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Subsídio Lição 10: O pecado do homem segundo coração de Deus





INTRODUÇÃO

- Estudaremos, nesta lição, o “negócio de Urias, o heteu” (I Rs.15:5), certamente o episódio mais lamentável da biografia de Davi, um vergonhoso conjunto de atos pecaminosos que mancharam para sempre a biografia deste rei, já que seu pecado foi expressamente mencionado, no versículo já referenciado, texto escrito depois da cativeiro da Babilônia e quando se relatava fatos ocorridos no reinado de Abião, rei de Judá, bisneto de Davi.

- Esta grande falha de Davi, que é até hoje apontada por muitos pregadores, estudiosos e leitores das Escrituras, não deve servir para criticarmos e injuriarmos aquele grande homem de Deus, mas para nos lembrar que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm.3:23; 5:12) e que, assim como Davi, mesmo cheios do Espírito Santo, necessitamos vigiar para não cometermos atos de igual ou até maior gravidade que Davi.

I – A GUERRA NÃO DESEJADA CONTRA AMOM

- Deixamos Davi no ápice de seu poder político-militar. Havia subjugado os filisteus, os siros, os moabitas, os zobitas, como também havia feito aliança com os fenícios, os gesuritas e os hamatitas, de forma que não tinha qualquer adversário na região da Palestina, entre o Mar Mediterrâneo e o rio Eufrates.

- Conta-nos, então, o texto sagrado que morreu o rei de Amom, Naás, tendo, então, Davi mandado uma comitiva para consolar o novo rei, Hanum, visto que Naás havia usado de beneficência com Davi, pois havia dado asilo aos seus familiares quando da perseguição sofrida nos dias de Saul (I Sm.22:3; II Sm.10:2; I Cr.19:1,2). Davi demonstra, com este gesto, toda sua gratidão para com aqueles que lhe haviam feito bem.

- Devemos ser gratos a todos quantos nos fazem benefícios. A gratidão é uma característica que não pode faltar na vida daqueles que servem a Deus (Cl.3:12-15). Davi, mesmo no trono e numa posição de superioridade sobre o novo rei de Amom, não deixou de demonstrar sua gratidão pelo bem que tinha recebido quando ainda era um fugitivo de Saul, mostrando que não havia se esquecido de suas origens. Quantos, na atualidade, se comportam desta maneira, mesmo se dizendo cristãos? Devemos ser agradecidos a todos quantos nos fizeram bem no passado, mesmo que as circunstâncias atuais nos sejam amplamente favoráveis.

- Davi procurou levar consolo e ajuda a Hanum quando este passava por uma dificuldade, quando havia perdido o seu pai e tinha à frente um grande desafio, que era o de reinar sobre o seu povo. Também, como servos de Deus, devemos estar dispostos a ajudar aqueles que passam por dificuldades. É muito fácil aproximarmo-nos daqueles que passam por momentos de sucesso e de êxito em suas vidas, mas também temos de estar próximos daqueles que estão angustiados, tristes e desolados (Rm.12:15). A propósito, o pregador nos ensina que é bem melhor estarmos na casa onde há luto do que na casa onde há banquete (Ec.7:2) e que é na casa do luto que está o coração dos sábios (Ec.7:4).


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.