Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Subsídio LIÇÃO Nº 9 – A MORDOMIA DO TRABALHO





INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo sobre a doutrina da mordomia cristã, analisaremos a mordomia do trabalho.
- O trabalho é indispensável para que tenhamos recursos necessários à nossa sobrevivência sobre a face da Terra.

I – O PRINCÍPIO DO TRABALHO NA ÉTICA BÍBLICA
- Na sequência do estudo sobre a doutrina da mordomia cristã, analisaremos hoje o que as Escrituras falam a respeito do trabalho e da sua necessidade sobre a face da Terra para que nós aqui sobrevivamos.

- Para tanto, é importante verificarmos o que as Escrituras Sagradas falam a respeito deste assunto. 

- A Bíblia já tem seu início com o Senhor trabalhando, como se verifica de Gn.1:1, quando vemos o Senhor criando os céus e a terra. Assim, não é surpresa que, ao formar um jardim para o homem no Éden, homem que foi criado à Sua imagem e semelhança, tenha, também, determinado que ele trabalhasse naquele local (Gn.2:15).

- O homem, ao ser criado, foi feito para o trabalho, pois tinha de ser, em tudo, semelhante ao seu Criador, que é um ser trabalhador. Não foi por outro motivo que Aquele que é a expressa imagem de Deus (Hb.1:3), ou seja, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, apresentou-Se como um trabalhador, precisamente porque o Pai também é trabalhador (Jo.5:17).

- O trabalho, portanto, é uma atividade que faz com que o homem se torne semelhante a Deus, e é por isso que se costuma dizer que “o trabalho dignifica o homem”, precisamente porque é através do trabalho que o homem demonstra um dos aspectos de Sua semelhança com Deus. Por isso mesmo, quando atingirmos a glorificação e estivermos para sempre com o Senhor, seremos como os anjos (Mt.22:30), anjos que não cessam de servir ao Senhor, de trabalhar (Sl.103:20,21).

- Mesmo antes do pecado, pois, o homem já era chamado a trabalhar, devendo lavrar e guardar o jardim do Éden. Temos aqui, aliás, as duas espécies de trabalho: o trabalho manual (lavrar) e o trabalho intelectual (guardar), a demonstrar que todo o ser do homem (espírito, alma e corpo) está envolvido nesta suprema tarefa que Deus deu, com exclusividade, ao ser humano.

- O trabalho, portanto, nada mais representa uma atividade que faz com que o homem se aproxime de Deus, demonstre sua semelhança com Ele e, deste modo, possa, por intermédio dele, glorificar ao Senhor, pois são as obras realizadas pelo homem que produzem a glorificação a Deus (Mt.5:16).

OBS: No tratado “Pirke Avot” (a”Ética dos Pais”), considerado o “livro de Provérbios” do Talmude, o segundo livro sagrado do judaísmo, assim está escrito: “…Ama o trabalho, não queiras postos de mando e não te faças íntimo dos governantes” (1:10)

- Vemos, portanto, que o trabalho é um dos princípios estabelecidos por Deus para a ordenação ética da humanidade, uma das bases para a construção da conduta que todo ser humano deve ter sobre a face da Terra.

- Com a entrada do pecado no mundo, o trabalho, como tudo o que compõe a ordem estabelecida por Deus ao homem, sofreu uma alteração. Por causa do pecado, o trabalho mudou a sua característica e, em virtude da transgressão, passou a ser penoso e necessário para a própria sobrevivência da humanidade.



Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.