Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

terça-feira, 28 de maio de 2019

Subsídio Lição 9 - A arca da aliança




INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo do tabernáculo, analisaremos a sua mais importante peça, a arca da aliança ou arca do concerto.

- A arca da aliança, ou arca do concerto, é tipo de Cristo Jesus.
I – A ARCA DA ALIANÇA OU ARCA DO CONCERTO E O PROPICIATÓRIO OU LUGAR DA MISERICÓRDIA

- Na sequência sobre o estudo do tabernáculo, hoje nos debruçaremos sobre a arca da aliança, também chamada de arca do concerto, que é, sem dúvida, a mais importante peça do tabernáculo.

- A importância da arca fica evidenciada porque, assim que Deus manda Moisés coletar os materiais junto ao povo para a construção do tabernáculo, dizendo que ele teria de ser construído segundo o modelo que lhe seria mostrado, passa a ordenar que se construa a arca, ou seja, é a primeira peça que Deus revela a Moisés e que manda seja construída (Ex.25:10).

- É o que próprio Deus quem denomina a peça de “arca”, a palavra hebraica “’ārôn” ( אָרון ), “.substantivo comum que significa uma caixa, um cofre ou uma arca…” (Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário do Antigo Testamento, n. 727, p.1538). Era, realmente, uma caixa, onde se guardariam tesouros preciosos, como um cofre, tesouros estes que o Senhor chama de “testemunho” (Ex.25:16), que é a palavra hebraica “’ēdhûth” ( עדָה ), “…substantivo feminino que significa testemunho, preceito, sinal de advertência. Sempre usado em conexão com o testemunho de Deus e muitas vezes associado ao Tabernáculo (Ex.38:21; Nm.1:50,53).…” (Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário do Antigo Testamento, n. 5715, p.1829).

- E aqui vemos um segundo motivo para a arca ser a peça mais importante do tabernáculo: ela conteria o “testemunho”, ou seja, as próprias “palavras” de Deus para o povo, seria o “testemunho de Deus” diante de Israel.

- A arca era de madeira de cetim, com comprimento de dois côvados e meio, largura de um côvado e meio, que também era a sua altura, o que corresponde, segundo a Nova Almeida Atualidade (NAA) a 1,10 m de comprimento, 66cm de largura e de altura.

- A arca deveria ser revestida de ouro por dentro e por fora e teria uma coroa de ouro ao redor e nela deveria ser fundidas quatro argolas de ouro, a serem postas em seus quatro cantos, duas argolas de um lado e duas do outro, tendo também duas varas de madeira igualmente revestidas de ouro, para que, quando houvesse a sua locomoção, fosse a arca carregada nos ombros dos incumbidos de tal tarefa, sem que fosse tocada. As varas, aliás, deveriam ficar permanentemente nas argolas, o que não ocorria com nenhuma outra peça do tabernáculo, numa clara demonstração que jamais poderia ser ela tocada (Ex.25:11-15).

- A arca, por ser de madeira e revestida de ouro, fala-nos, uma vez mais, da dupla natureza de Jesus Cristo, o Deus que Se fez homem (Jo.1:1-3,14), o mesmo sendo figurado pelas varas que permitiam a locomoção da arca. Jesus, enquanto andou entre nós, neste mundo, era o Deus feito homem, jamais deixou de ser Deus, mas havia Se humanizado. As quatro argolas de ouro demonstram a Sua divindade, mas uma divindade que ficou “inativa” enquanto esteve Ele entre nós, pois como homem deveria vencer o mundo e o pecado.

- Mas a arca tinha uma tampa, que o Senhor denominou de “propiciatório”, a palavra hebraica “kapōreth” ( כַפרֶת ), “.substantivo que significa tampa, propiciação. Esta palavra se refere à tampa que cobria a Arca do Testemunho. Ela era feita de ouro de decorada com dois querubins. Deus repousava acima deste propiciatório (Ex.25:17-22)…” (Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário do Antigo Testamento, n. 3727, p.1712).

- A palavra “propiciação”, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, significa “ação ou ritual com que se procura agradar uma divindade, uma força sobrenatural ou da natureza etc., para conseguir seu perdão, seu favor ou sua boa vontade;; sacrifício ou oferenda que se faz para aplacar a ira dos deuses”.

- Esta tampa, portanto, era o lugar onde o Senhor aplacaria a Sua ira em virtude dos pecados do povo, não sendo, pois, coincidência que se tratasse de uma palavra específica para a denominação deste local singular não só no tabernáculo mas em todo o mundo.

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.