Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 20 de março de 2019

Subsídio Lição 12 - Vivendo em constante vigilância




INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo sobre batalha espiritual, abordaremos hoje a vigilância, um dos “exercícios espirituais” indispensáveis para manter o crente em forma na luta contra o mal.
- A vigilância é indispensável para podermos usar a armadura de Deus.

I – O QUE SIGNIFICA VIGIAR
- Quando o apóstolo Paulo fala a respeito da armadura de Deus, depois de mencionar cada um de seus elementos, diz que o salvo deve orar em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito e vigiar nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos (Ef.6:18).

- Ora, sabemos que, em uma força armada, não basta o soldado ter armas e saber usá-las, mister se faz, notadamente nos dias do apóstolo Paulo, que estivesse em boa forma física, a fim de que pudesse bem se movimentar, correr, enfim, ter condições físicas para não só atacar o inimigo mas dele também se livrar. Por isso, até hoje, a educação física é essencial na vida de um soldado.

- O apóstolo, como vimos, ao descrever a armadura de Deus, tinha em mente o soldado romano e, depois de ter feito a correspondência de cada peça da armadura do exército romano com as armas espirituais, também fez uma analogia entre a necessidade dos exercícios corporais que tinham de ser realizados pelo integrante do exército do Império com as atividades espirituais que devem ser desempenhadas pelo cristão, a saber: a oração e a vigilância., Nesta lição, trataremos desta última, deixando para a próxima o estudo a respeito da oração.

- Quando proferiu o Seu sermão escatológico, Jesus o concluiu com severas advertências a respeito da vigilância (Mc.13:32-37), demonstrando, assim, que a perseverança que se exige para a vitória sobre as forças do mal e, por conseguinte, para a salvação (Mt.24:13) necessita fundamentalmente da presença deste “exercício espiritual”. Por isso, foi tão enfático ao dizer: “E as coisas que vos digo digo-as a todos: vigiai” (Mc.13:37). Mas o que é vigiar?

- Se formos ao Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, perceberemos que a palavra “vigiar” tem diversos significados, mas todos eles devem ser enfrentados para que entendamos o que o Senhor Jesus tem a dizer a respeito do tema, pois as Escrituras devem ser conhecidas em cada detalhe. Neste dicionário, há seis principais acepções de “vigiar”, a saber:

1 observar com atenção; estar atento a
2 observar secreta ou ocultamente; espreitar, espionar
3 cuidar com atenção, olhar por; velar


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.